senha

Ex-Aluno da FSMA é Aprovado em Mestrado na Alemanha

em 24/03/2016 | 00h00min

Ex-Aluno da FSMA é Aprovado em Mestrado na Alemanha

A Faculdade Salesiana Maria Auxiliadora (FSMA) continua comemorando o sucesso de seus egressos. Rafael Amaral Tavares, ex-aluno do curso de Engenharia de Produção com ênfase em Engenharia de Instalações no Mar, foi aprovado para o curso de Mestrado no Programa de Pós-graduação em Energia Renováveis da Oldenburg University, na Alemanha.

Rafael estudou na FSMA no período de 2009 a 2013 e já no primeiro ano da graduação iniciou uma careira como Consultor Independente de TI. Nos anos de 2010 e 2011, lecionou Informática no Oratório Dom Bosco do Instituto Nossa Senhora da Glória. No ano seguinte, realizou um estágio na Petrobras, na Coordenação de Reparos de Dutos, em Cabiúnas. E desde 2013 atua como Coordenador de Tecnologia em uma clínica de Saúde Ocupacional em Macaé, função que exercerá somente até julho deste ano.

- O setor de geração de energia sempre me fascinou. Mas dois fatores principais me estimularam a dar este passo na área de renováveis: há alguns anos me atento às questões ambientais e sustentáveis na produção de energia; e cada novo relatório da ONU sobre Mudanças Climáticas nos cobra uma postura proativa a respeito do tema. Assim, resolvi fazer da sustentabilidade minha profissão. O outro fator é minha paixão por tecnologia e inovação, que combina muito bem com as pesquisas de energias renováveis, principalmente em relação às melhorias em placas solares – conta o jovem.

Em agosto, ele partirá para a Alemanha, onde participará de um curso intensivo de dois meses da língua alemã. As aulas do Mestrado começarão em outubro.

Segundo ele, o tempo de formação que passou na Salesiana foi muito importante para a sua vida profissional.

- Na FSMA aprendi a pensar, planejar e agir estrategicamente; e a projetar futuros possíveis para diversos cenários. Tenho muito a agradecer à instituição, à Vice-Diretora Acadêmica, ao Corpo Docente e Administrativo. Esse tempo da graduação representa, sem dúvida, os melhores anos da minha vida – afirma Rafael.

Para a Vice-Diretora Acadêmica da instituição, Ana Cristina Lousada, ver o sucesso de um egresso é compartilhar com ele toda a felicidade e uma confirmação da qualidade da educação salesiana.

Aos 28 anos, Rafael tem mais planos para o futuro após o Mestrado:

- Planejo graduar-me Mestre em Energia Renovável até 2018 e posteriormente atuar na fabricação ou pesquisa de wafers de Silício (placas solares), mas isto ainda está sendo definido - conclui o futuro Mestre.

Fonte: Redação