senha

No INSG/Macaé Mostra de Oficinas Revela Novos Talentos

em 17/11/2015 | 00h00min

No INSG/Macaé Mostra de Oficinas Revela Novos Talentos

O Instituto Nossa Senhora da Glória – Macaé realizou no dia 10 de novembro, a Mostra das Oficinas de Xadrez, Robótica e do Projeto Ciências. A apresentação dos trabalhos realizados pelos alunos dessas oficinas do Ensino Fundamental II reuniu pais, alunos e educadores no Laboratório de Ciências e no Espaço de Vivências.

Para a Coordenadora do Projeto Ciências, Márcia Alfradique, o evento foi uma oportunidade de aproximar escola e família e de mostrar aos pais um pouco das atividades que seus filhos desenvolvem no laboratório.

- Alguns trabalhos foram inéditos e outros foram reprodução das atividades que eles vivenciaram ao longo do ano. A Mostra tem como objetivo fazer com que os outros segmentos da escola e também as famílias pudessem presenciar as habilidades que seus filhos adquiriram nesse período de aulas no laboratório – afirmou.

Entre os trabalhos apresentados estava o aplicativo Wiki Farm, desenvolvido pelos alunos Ígor de Castro, Yuri Borba e Gabriel Brandão, do 6º ano C.

- Esse aplicativo é feito incentivar e ensinar as pessoas a fazerem hortas caseiras, como alface, cebolinha. Com ele, é possível ter informações como a temperatura ideal para o plantio, o PH do solo e o prazo para fazer a primeira colheita. Seguindo as dicas do aplicativo, você não precisa usar nenhum tipo de agrotóxico – explica o aluno Yuri Borba.

Outro projeto que chamou a atenção do público foi a “Quase lâmpada de lava”, sobre a densidade da água”, apresentado por Pedro Americano e Iago Reis, do 6º ano A.

- Colocamos óleo e água com corante. Depois colocamos uma pastilha de sonrisal, que não dissolve no óleo, mas dissolve na água, liberando CO2. Quando as bolhas estouram, levam a água junto, dando um efeito decorativo – explicou o estudante Iago.

O evento recebeu um público animado, que visitou os espaços de todas as oficinas.

- O evento nos mostrou como foi proveitoso esse tempo de realização de oficinas, pois as atividades e os trabalhos apresentados foram de muita qualidade. Estamos felizes por contribuir para uma aprendizagem significativa para nosso aluno, bem como participar de sua formação humana, ajudando-o a se tornar um cidadão planetário que seja capaz de cuidar da vida com sustentabilidade e respeito. Nossos alunos e professores estão de parabéns. Especialmente os realizadores das oficinas: Thatiana, Victor Boghi, Christiano, Márcia, Célio, Maycon, Fabrício, Andréa e Isabella – afirmou a Coordenadora do ensino Fundamental II, Dalgiza Rodrigues.

veja mais fotos

Fonte: Redação