senha

FSMA Forma a Primeira Turma do Curso de Psicologia

em 08/07/2014 | 00h00min

FSMA Forma a Primeira Turma do Curso de Psicologia

A Faculdade Salesiana Maria Auxiliadora (FSMA) está formando a primeira turma do curso de Psicologia. São 16 alunos que, ao longo de 10 períodos, adquiriram uma formação voltada para a melhoria da qualidade de vida e da saúde das pessoas, dos grupos, das organizações e das comunidades. O curso oferecido na FSMA tem ênfase em: Psicologia e Saúde e Psicologia e Trabalho – atendendo a demanda por profissionais na região.

Reconhecido pelo MEC
Em setembro do ano passado, o curso foi avaliado pelo MEC e a nota geral recebida dos avaliadores foi 4 (de um total de 5), revelando que o curso supera o simples atendimento dos requisitos normativos e oferece uma formação ampla e diferenciada para os estudantes.
Em fevereiro deste ano, o MEC publicou a Portaria que reconhece o curso (Portaria 102, de 11/02/2014, publicada no Diário Oficial da União na no dia 12/02/2014). O reconhecimento é necessário para que o diploma possa ser registrado e, com isso, seja válido em todo o território nacional.
De acordo com a diretora geral da FSMA, Ir. Rosa Idália Pesca, o desempenho do curso na avaliação do MEC confirma o elevado padrão de qualidade presente nesse e nos demais cursos de graduação oferecidos pela instituição.

Formação
O curso de Psicologia da FSMA proporciona uma formação científica para o exercício profissional com domínio dos fenômenos e processos psicológicos. Baseado em uma postura crítica e reflexiva, a articulação teoria/prática é feita a partir da história da Psicologia e das inovações da contemporaneidade, com base no compromisso social, político e ético.
Para o coordenador do curso, Dr. Marcello Santos, outros aspectos importantes são a qualificação do corpo docente e o apoio psicológico ao discente, oferecido a todos os cursos da FSMA.
- Nossos professores são mestres e doutores, o que garante um ensino de qualidade. Além disso, a instituição oferece diversos programas de práticas pedagógicas de forma a integrar o Ensino, a Pesquisa e a Extensão, com destaque para a iniciação científica, a monitoria, os estágios, as atividades complementares e a orientação e apoio ao discente – explica o coordenador.

Infraestrutura
O curso de Psicologia possui infraestrutura para oferecer uma formação de qualidade, conforme as práticas psicológicas atuais. Biblioteca com um vasto acervo de livros e periódicos, salas de aula equipadas e espaços comuns para a convivência com toda a comunidade acadêmica estão à disposição dos alunos. Assim como os laboratórios específicos, que dão apoio à realização de trabalhos e pesquisas: Informática, Neuroanatomia, Saúde Pública, Desenvolvimento e Aprendizagem, Psicologia e Trabalho e Testes Psicológicos.
 
Clínica Escola
A Clínica Escola Santa Teresa oferece atendimento psicológico à comunidade. A unidade funciona através do Serviço de Psicologia Aplicada (SPA) e o atendimento é feito por alunos do 8º, 9º e 10ª períodos do curso de Psicologia, com a supervisão de membros do corpo docente. São atendidas crianças, adolescentes, adultos, casais, famílias e grupos.

Mercado de Trabalho
A Psicologia tem conquistado, cada vez mais, um lugar reconhecido nas instituições e na interlocução com os diversos campos do saber. Dessa forma, o psicólogo tem hoje uma ampla gama de perspectivas de trabalho e de contribuições em atividades multi e interdisciplinares: consultórios, hospitais, ambulatórios, centros e postos de saúde, clínicas especializadas, creches, instituições de ensino e pesquisa, núcleos e associações comunitárias, empresas, organizações, sindicatos, fundações, juizados de menores e de família, penitenciárias, associações profissionais e esportivas, entre outras.
Consciente do seu papel como agente transformador, engajado social e politicamente, o profissional formado pelo curso de Psicologia da FSMA deve ser comprometido com a construção de um mundo melhor e mais justo. Deve ainda ter clareza do seu papel como cidadão crítico, tecnicamente competente, com valores éticos e humanizados.
- O curso de Psicologia da Salesiana caracteriza-se pela preocupação com valores ético-humanos e também a formação voltada para a realidade social de nossa região e de nosso país. Em Macaé, as empresas do setor de petróleo e gás absorvem boa parte desses profissionais no setor de recursos humanos. Também no poder público essa mão de obra vai garantir o atendimento em hospitais, no setor judiciário e nos serviços de saúde mental, como o Núcleo de Atenção Psico Social de Macaé (Caps) – afirma Dr. Marcello Santos.

veja mais fotos

Fonte: Redação

  Eventos - Março

Nenhum registro encontrado!

Ver todos eventosver todos eventos