senha

ISECENSA Participa do III EBRUC

em 16/10/2015 | 00h00min

ISECENSA Participa do III EBRUC

No ano em que comemora seu Jubileu de Prata, a Diocese de Colatina sediou o III Encontro Brasileiro de Universitários Cristãos (EBRUC). O evento, que aconteceu entre os dias 10 e 13 de outubro, foi promovido pelo Setor Universidades da CNBB e reuniu universitários cristãos de todo o Brasil, além de representantes dos países da América Latina.

Tendo como público-alvo professores, agentes e coordenadores de pastoral universitária, estudantes, movimentos ou comunidades que atuam no meio acadêmico, paróquias universitárias e demais interessados, a Diocese de Campos dos Goytacazes/RJ e o ISECENSA foram representados por Ir. Carmelita L. Agrizzi, Hans Muylaert, Maria de Fátima Fernandes Coelho e Paula Seabra.

O III EBRUC e o III Fórum Brasileiro de Cultura discutiram o tema “Universidade e Sociedade”, com o objetivo de promover o diálogo e o intercâmbio de experiências. 

- Este é mais um passo no trabalho da ação evangelizadora da Igreja no Brasil junto às universidades. Trata-se de um encontro brasileiro de universitários cristãos para partilhar experiências dos projetos em desenvolvimento no ambiente universitário em vista da evangelização - afirmou o bispo auxiliar de Belo Horizonte (MG), Dom João Justino de Medeiros Silva, presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Cultura e Educação. - O EBRUC busca, entre as diferentes pastorais universitárias, refletir sua missão na sociedade e o Fórum visa articular a parceria entre os diversos atores sociais com as políticas públicas e a Igreja. O Fórum Brasileiro de Cultura também tem o objetivo de criar um ambiente permanente de diálogo voltado para pessoas, grupos e instituições envolvidas na área cultural.

A programação do EBRUC contou com uma mesa de diálogo, com o tema “Igreja e Sociedade: (des) encontros de horizontes”, com o painel temático “A presença da Pastoral Universitária na sociedade: caminhos para iluminar a nossa ação”, e oficinas, nas quais foi possível fazer troca de experiências com as diversas Pastorais Universitárias do país. 

veja mais fotos

Fonte: Redação