senha

Curso para Ecônomas em Roma

em 28/12/2019 | 00h00min

Curso para Ecônomas em Roma

Ir. Sirlene Girardi, ecônoma Inspetorial, participou de 4 a 23 de novembro de 2019, em Roma, na Casa Geral das Filhas de Maria Auxiliadora, do curso de formação para as neo-ecônomas que teve como tema “A pessoas, as pessoas no centro da economia.”. 

Foram 28 participantes vindas de várias Inspetorias do mundo, que estudaram diversos temas da economia. Na última semana mais 19 FMA’s e duas colaboradoras leigas se uniram ao grupo para um aprofundamento sobre a Plataforma Colaborativa do Instituto.

Alguns dos temas tratados foram: como conjugar vida e pobreza e espírito de empresa; elementos de direito canônico e do direito civil; Órgãos eclesiásticos e outras formas legais de organização; rigor da contabilidade e proteção de ativos; investimentos e sustentabilidade; gestão e vida religiosa; leigos e carisma; o cimento, nós e a ecologia; responsabilidade de proteção à criança e representação legal; trabalhar para o desenvolvimento e o caminho da solidariedade.

A volta das participantes às Inspetorias está mais enriquecida pelos princípios orientadores compartilhados e desafiantes:

A pessoa e não o dinheiro está no centro da economia;

A economia está a serviço da missão;

O Instituto FMA é uma grande família, animada por um mesmo espírito, no serviço aos jovens, especialmente àqueles que precisam de mais cuidados. Isto exige uma visão justa também dos bens;

O relacionamento é sustentáculo para a confiança, fundamento da economia.

A competência profissional exige estudo e monitoramento das várias situações.

O conhecimento hoje também se faz tendo dados seguros, objetivos e atualizados à disposição;

Um espírito empreendedor é um caminho para a sustentabilidade das obras e para o futuro dos jovens;

A complexidade da realidade econômica hoje exige a formação de uma equipe de trabalho coordenada pela Ecônoma Inspetorial. 


Fonte: Redação