senha

Palavra da Inspetora

em 24/12/2019 | 00h00min

Palavra da Inspetora

Inspetoria Nossa Senhora da Penha

RJ/ ES – Circular 12/2019

 

Com Maria contemplemos Jesus.

E o Verbo se fez carne e habitou entre nós! Jo 1, 1. 14

  Queridas Irmãs,

 

É tempo de Natal! Tempo de nascimento, de festa, alegria e reflexão.

Somos convidadas a aproximarmo-nos de Maria e com ela contemplar bem de perto o Menino Jesus.

E aproximando-nos de Maria deixemo-nos tocar por sua maternidade, por sua pureza de mãe, sua contemplação que penetra o mistério que dela nasceu.

Sim, contemplemos e escutemos, e com nossos olhos bem despidos de todas as escamas, de todas as cegueiras e máscaras, o Deus que se faz pequeno, humilde, pobre e profundamente humano nos fala. Ao contemplar este cenário tão profundo e quase que inexplicável peçamos que nossos olhos se abram e que deixemos cair tudo aquilo que nos impede de ver a beleza, a pureza e a simplicidade que esse menino do presépio nos transmite.

Com Maria contemplemos também o mundo que nos cerca, os tantos e diversos cenários que fazem parte da nossa realidade cotidiana: crianças abandonadas que nunca experimentaram o aconchego e o colo caloroso de uma mãe, que não sabem o que é ser amada, que foram geradas na dor, no desamor e desafeto. Crianças que choram pela falta de cuidados básicos, tais como: alimentação sadia, assistência médica, educação básica. Crianças e famílias inteiras que como a família de Nazaré não tem um lar e são lançadas nas calçadas e becos das cidades. E ao relento passam fome, frio e abandono. Crianças que são atrofiadas porque lhes são negados os direitos de uma vida digna como filhos de Deus e de uma Pátria. Ao olharmos para o Presépio de Jesus, neste Natal, contemplemos também este quadro que está tão perto de nós. 

Contemplemos ainda as inúmeras mães que geram seus filhos no amor e com ternura de mãe cuidam e fazem crescer pessoas felizes e geradoras de vida.  E, numa profunda atitude de agradecimento entremos na gruta de Belém, na gruta da nossa Belém e adoremos o Menino Deus que de tão divino se fez humano.

É certo que, quem contempla longa e amorosamente, a Jesus na manjedoura, experimenta a certeza da vida que brota do pequeno, do quase invisível, do absolutamente insignificante, do mistério que esconde a fragilidade das coisas preciosas.

Maria a mãe que contemplou no silêncio, que guardou no coração os mistérios do menino do presépio, a mãe que gerou na fé e deixou-se envolver pelo projeto do Pai aponto de antecipar a hora do Filho, nos ensine o segredo deste profundo encontro com o mistério - seu Filho Jesus.  Ela, a mãe que acreditou e ouviu os clamores do seu povo, que cantou o Magnificat, e, como serva foi obediente ao projeto de Deus, nos ensine os segredos de uma vida doada e entregue pela causa do Reino.E no silêncio contemplativo e orante sejamos sinais luminosos, portadoras e anunciadoras de vida feliz e consagrada a Deus.

O Verbo de Deus se fez carne e veio morar entre nós. Ele quer entrar na nossa vida, na nossa história e inaugurar um tempo novo.

“Em Belém, somos pacificados de nossas ansiedades e pressas, de nossa sede de poder e de acumular mais: e, se permanecermos em silêncio ali, diante do menino deitado no presépio, brotará em nós um desejo profundo de sermos humanos, de sermos aquilo que já somos no rosto aberto daquele Menino; ao mesmo tempo brotará também um desejo de venerar cada ser humano, de contemplá-lo em seu interior, esse lugar ainda não profanado em cada pessoa, o lugar de sua infância e de sua paz. No Natal confessamos: apareceu um Menino; fizeram-se vivíveis a ternura e a doçura do Deus que salva. A ternura pobre do presépio ajuda a dizer “sim” ao que importa e a recuperar nosso centro em Deus”. Pe. Adroaldo


Com Maria contemplemos Jesus!

Boas Festas de Natal e um abençoado 2020!

Ir. Ana Teresa

Fonte: Redação