senha

XXV Assembleia Geral Eletiva da CRB

em 29/07/2019 | 00h00min

XXV Assembleia Geral Eletiva da CRB

Do dia 10 ao dia 14 de julho aconteceu no Colégio Marista da cidade de Brasília/DF a XXV Assembleia Geral Eletiva da Conferência dos Religiosos do Brasil/Nacional que reuniu aproximadamente 450 Religiosas/os de diversas Congregações. A Assembleia teve como tema “Consagradas e Consagrados em missão”, e como lema “Fazei tudo o que Ele vos disser” (Jo2,5).

Dentre os momentos formativos destaca-se: “Análise de conjuntura e a importância da auditoria da dívida pública com participação social”, assessorado pela advogada Maria Lucia Fattorelli; e a iluminação do tema e lema feita pelos religiosos Frei Moacir Casagrande (ofmCap) e Ir. Susana Rocca (mcr).

Merece destaque também o significativo momento celebrativo onde foi feita memória de três Religiosos que marcaram a Vida Consagrada no Brasil e já estão na casa do Pai: Irmã Míria T. Kolling, Irmão Cláudio Pastro, e Irmã Maris Bolzan.

Durante a Assembleia houve também o envio missionário ad gentes durante uma celebração eucarística presidida pelo cardeal arcebispo de Brasília Dom Sérgio da Rocha (presidente da CNBB).

Ponto forte foi o momento eletivo que concluiu-se com o seguinte resultado:

Presidente nacional reeleita:

Irmã Maria Inês V. Ribeiro (Mensageira do amor Divino)

Diretoria nacional:          

Irmão Olavo Dalvit (Lassalista)

Padre Antonio Ramos de Moura Neto (Oblato de São José)

Irmã ANA TERESA PINTO (Filha de Maria Auxiliadora)

Irmã Maria José Barbosa dos Santos (Beneditina da Divina Providência)

Irmã Eliene Oliveira Barros (Nossa Senhora da Caridade do Bom Pastor)

Padre Nivaldo Luiz Pessinatti (Salesiano)


Conselho Fiscal:               

Irmão Jardelino Menegat(Lassalista)

Padre João Geraldo Kolling (Jesuíta)

Irmã Hélia Inácia Monteiro (Filha de Maria Auxiliadora)

Irmã Maria Soledade Santos Freire (Religiosa do Santíssimo Sacramento)

Irmã Verônica da Silva Maciel (Franciscana do Amparo)


A Assembleia foi concluída com missa celebrada pelo prefeito da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e Sociedades de Vida Apostólica do vaticano Dom João Braz de Aviz.

Mensagem Final da XXV AGE da CRB Nacional:

Reunidas e reunidos pelo Espírito do Senhor como Vida Religiosa do Brasil na XXV Assembleia Geral Eletiva, de 10 a 14 de julho de 2019, em Brasília-DF, nós, em torno de 450 participantes, vindas/os de vários recantos do Brasil e de outros países,vivemos a força revigoradora  da Vida Religiosa Consagrada como espaço de discernimento  e vida.

O tema escolhido para fundamentar a caminhada do próximo triênio foi “Consagradas e Consagrados em Missão” e o lema “Fazei tudo o que ele vos disser” (Jo 2,5), os quais nos impulsionam, como Vida Religiosa Consagrada, a estarmos sempre itinerantes, no seguimento a Jesus Cristo.

Muito nos alegrou a presença da Presidente da Conferência Latino Americana e Caribenha de Religiosos (CLAR), Irmã Gloria Liliana Echeverri, a qual nos interpelou inspirando-se no Papa Francisco, para a vivência dos valores do Reino, a sermos especialistas em comunhão, sair do ninho que nos contém, cuidar da formação integral,enriquecer a Igreja com nossos carismas e confiar em Quem nos conduz.

A atual conjuntura sócio-política-econômica nos mostra o fortalecimento de políticas neoliberais com mecanismos financeiros que retiram direitos e agravam a situação dos vulneráveis, submetendo-os a um cenário de escassez. É nossa missão suscitar esperança, resistência, em busca da verdade e da paz.

Manifestamos nosso apoio incondicional ao Papa Francisco e às suas propostas. Ele tem nos interpelado a um êxodo para a fronteira das necessidades humanas atuais. Insiste, entre outros aspectos, na sinodalidade como próprio ser da Igreja, na missionariedade, simplicidade, pobreza, misericórdia, pastores com cheiro de ovelhas e ecologia integral.

Como horizonte inspirador, nós,consagradas e consagrados em missão, movidos por uma mística profético-sapiencial e articulados institucionalmente, procuramos estar presentes onde a vida está ameaçada, responder aos desafios de cada tempo,tecendo relações humanizadoras e interculturais, ouvindo o clamor dos pobres e da terra, para que o vinho novo do Reino anime a festa da vida.

Para o próximo triênio, assumimos as seguintes prioridades: cultivar a mística profético-sapiencial; ouvir o clamor dos pobres e da terra; fomentar a intercongregacionalidade, a interculturalidade e a partilha dos carismas com leigas/os; promover relações humanizadoras e atenção diferenciada à cada geração na VRC.

Fazemos nossas as palavras da Irmã Maria Inês Vieira Ribeiro, após a eleição: “eu desejo neste triênio que nos dediquemos mais às questões da Amazônia, da identidade da VRC, dos presbíteros religiosos, dos abusos sexuais na Igreja, do tráfico humano e do engajamento nas Políticas Públicas, em estarmos com os pobres e dos pequenos, para que sejamos uma vida consagrada masculina e feminina de acordo com o Espírito de Jesus”.

A exemplo de Maria, Mãe e Discípula de Jesus Cristo, pedimos ao Espírito que dirija nossos passos e nos faça testemunhas do seu amor e da esperança.

veja mais fotos

Fonte: Redação