senha

Mensagem Pascal de Ir. Ana Teresa

em 16/04/2017 | 00h00min

Mensagem Pascal de Ir. Ana Teresa

Inspetoria Nossa Senhora da Penha  -  RJ/ES – Circ. 04/2017

Queridas Irmãs, 

Por que procurais entre os mortos Aquele que está vivo? 

Não está aqui, ressuscitou! (Lc 24, 5b-6). 

Jesus está vivo! E nós irradiamos alegria e felicidade por isso, pois Aquele em quem depositamos nossa fé está ressuscitado e presente entre nós.

A palavra ressurreição tem origem do latim resurrectione e significa levantar-se ou erguer-se. Jesus ressuscitou dos mortos e levantou-se no terceiro dia para proclamar a Boa Nova, a certeza da vida que não tem fim. A vida venceu e nós somos testemunhas. Por que procurais entre os mortos aquele que está vivo? Não está aqui, ressuscitou! (Lc 24, 5b-6). 

Páscoa significa travessia, passagem. Passagem das trevas para a luz, da morte para a vida, movimento que empenha-nos decididamente na superação dos sinais de morte ainda presentes na cultura, na convivência e nas relações humanas. O anúncio pascal traz a certeza de que a injustiça e o egoísmo, a violência e o ódio não terão mais a última palavra, tudo será vencido.

Dentre outras coisas, Jesus aniquilou-se de sua condição divina para abraçar a pequenez e a fragilidade da humanidade. Assim, Ele percorreu os caminhos da pobreza, da simplicidade, e junto aos pequenos e marginalizados, se fez amor incondicional, entrega ao projeto do Pai. 

Assim, celebrando a Páscoa de Jesus somos convidadas abraçar a defesa da vida humana como dom do Criador. O cuidado da Terra, nossa casa comum, e o zelo pela sua capacidade de acolher e abrigar a vida são cada vez mais urgentes e requerem o esforço solidário de todos; essas atitudes decorrem do respeito ao Deus criador e autor da vida, afinal a ressurreição de Jesus Cristo revela que Deus está do lado da vida.

Ressuscitou! Não está mais entre os mortos! O amor de Deus, manifestado a nós na ressurreição, alimenta a alegria e a esperança; ao mesmo tempo, faz-nos participar deste mistério da fé, segundo os critérios da verdade, da justiça e da solidariedade. A Páscoa de Jesus é sinal da vitória possível sobre a morte de todos os males.

Se fôssemos resumir em uma palavra a festa da Páscoa, com certeza a palavra seria alegria. Alegria imensa, que explode e contagia. Em todas as passagens da Escritura que falam da ressurreição de Jesus, duas ações acontecem: encher-se de alegria e sair para comunicá-la aos outros, aos irmãos, que são também irmãos do Ressuscitado.

Portanto, essa alegria deve ser proclamada, publicada, comunicada a todos: Jesus ressuscitado é o Senhor (cf. Fl 2,9-11). E como comunicá-la? Através da palavra, sem dúvida, mas, sobretudo através da nossa vida, da misericórdia encarnada em nossos gestos, da alegria que experimentamos, da fidelidade incondicional ao Senhor, da vida doada e entregue sem reservas.

Façamos nossa a confissão de Charles de Foucauld: “Em vossa ressurreição, em vossa felicidade infinita e eterna, tenho a fonte de felicidade inexaurível, base da felicidade que ninguém me pode tirar… possuo eternamente o essencial do que constitui minha felicidade… um bem que supera todo outro bem, o mais desejado dos meus desejos, o que é a substância da felicidade dos anjos e dos santos, o que fará da minha vida um céu… com somente uma única condição: que eu vos ame!.” 

Queridas Irmãs, com os votos de feliz e abençoada Páscoa, convido-as assim como Maria aos pés da cruz, a abraçarem, de maneira decidida, a causa da vida. Jesus Cristo, o Ressuscitado, fortifique nossa esperança e nossa fé. 

Meu abraço fraterno, Ir. Ana Teresa

Fonte: Redação