senha

Conselho da AJS e Comissão da Pastoral Juvenil Nacionais se Reúnem em Recife

em 14/03/2017 | 00h00min

Conselho da AJS e Comissão da Pastoral Juvenil Nacionais se Reúnem em Recife

Os delegados jovens das Inspetorias do Brasil para a Pastoral Juvenil Salesiana (PJS), tanto dos Salesianos de Dom Bosco (SDB) como das Filhas de Maria Auxiliadora (FMA), tiveram seu primeiro encontro do ano nos dias 04, 05 e 06 de março para refletir, avaliar e planejar as atividades da PJS no país. 

Da pauta desta reunião destaca-se: o estudo da temática “Ano Mariano e Pastoral Juvenil Salesiana”, assessorado pelo P. Fábio José Farias, e da temática “Estreia 2017?, assessorado pelo P. Antonio Ribeiro; a organização do Seminário Nacional sobre a realidade juvenil, em 2017; os assuntos do Conselho Nacional da AJS; a reflexão dos atuais pontos fortes da Pastoral Juvenil Salesiana – orientada pelo P. Daniel García Reynoso, referencial do Dicastério para a Pastoral Juvenil da Congregação Salesiana para as Américas – feita a partir do documento preparatório para o Sínodo 2018 dos Bispos sobre a juventude, a fé e o discernimento vocacional; a discussão sobre o Centro Nacional de Pastoral Juvenil Salesiana; a participação no Seminário sobre o acompanhamento espiritual de jovens; o site do CN-PJS no portal da RSB; a próxima Jornada Mundial da Juventude (JMJ Panamá-2019). Os grupos SDB e FMA também fizeram sua reunião para tratar de questões da animação próprias a cada um deles.

Da parte das FMA foi apresentada a nova coordenadora do CN-PJS: a Ir. Vânia Ojeda, da Inspetoria de Cuiabá.

A próxima reunião está agendada entre 1º-04/10 deste ano, em Cuiabá.

As coordenadoras e os delegados das Inspetorias do Brasil para a Pastoral Juvenil Salesiana (PJS), tanto Salesianos de Dom Bosco (SDB) como Filhas de Maria Auxiliadora (FMA), também se reuniram em Jaboatão dos Guararapes- PE nos dias 6,7 e 8 de março para a primeira reunião anual.

Com a presença do Pe. Pessinatti, inspetor do Nordeste e Pe. Edson, inspetor de São Paulo e referencial da RSB para esta Comissão, o grupo foi acolhido no domingo com muita alegria e fraternidade dando início aos trabalhos com uma oração focando a Estreia/2017.

Durante a reunião foram desenvolvidos temas importantes como: o Ano Mariano e Pastoral Juvenil Salesiana, assessorado pelo P. Fábio José Farias, destacando a presença de Maria em nossa vida salesiana como a Ressuscitada: “Ela está no meio de nós”;  Estreia 2017, desenvolvida pelo P. Antônio Ribeiro; a organização  e logística  do Seminário Nacional sobre a realidade juvenil em junho de 2017; os assuntos do Conselho Nacional da AJS, inclusive  o Congresso da AJS e a Campanha do “ 1Real”; a reflexão dos atuais pontos fortes da Pastoral Juvenil Salesiana – orientada pelo P. Daniel Reynoso, referencial do Dicastério para a Pastoral Juvenil da Congregação Salesiana para as Américas – feita a partir do documento preparatório para o Sínodo 2018 dos Bispos sobre a juventude, a fé e o discernimento vocacional; a discussão sobre o Centro Nacional de Pastoral Juvenil Salesiana; a participação no Seminário sobre o acompanhamento espiritual de jovens; o site do CN-PJS no portal da RSB; a próxima Jornada Mundial da Juventude (JMJ Panamá-2019).

Durante o Encontro houve um tempo de reunião das FMA e SDB para tratar de assuntos específicos.  

Ir. Vânia Ojeda, da Inspetoria de Cuiabá será a nova coordenadora da Comissão por parte das FMA, por 2 anos.

A próxima reunião está agendada entre 1º-04/10 deste ano, em Cuiabá.

Neste período, além da visita à “Escola Salesiana Colônia”, o grupo também aproveitou para entrar em contanto com a história, a cultura, a gastronomia e a exuberante natureza de Recife, de Olinda e da praia de Porto de Galinhas.

veja mais fotos

Fonte: Redação