senha

XII ENCIS

em 07/09/2016 | 00h00min

XII ENCIS

Aconteceu nos dias 02 a 06 de setembro de 2016 em Manaus (Inspetoria Laura Vicunha e Inspetoria Santa Teresinha) o XII Encontro Nacional das Comunidades Inseridas Salesianas -ENCIS - que teve como apelo: “Tenhamos a audácia de abrir estradas novas para o anúncio do Evangelho”(Papa Francisco).

O ENCIS acontece a cada três anos e tem como objetivo principal refletir e aprofundar a caminhada das presenças salesianas inseridas nos meios populares, e em sintonia com os apelos da Igreja, do Instituto e da realidade traçar novos passos em prol dos menos favorecidos da sociedade.

Neste XII ENCIS estavam presentes 60 Irmãs representando as nove Inspetorias das FMA do Brasil. Teve como tema: “Vida Religiosa Inserida em processo de transformação nos tempos de Francisco.” Tema muito bem trabalhado com a assessoria de Ir. Annette Havenne,ism, possibilitando ao grupo um espaço de reflexão, de partilha e de retomada do caminho enquanto reposta pessoal ao seguimento de Jesus Cristo pobre e obediente ao projeto do Pai. Com sua simplicidade e capacidade profética de penetrar o mais profundo, a assessora viajou pelos documentos do Papa Francisco e retirou daí a seiva que deve alimentar a nossa vida como religiosas consagradas a uma causa – os mais vulneráveis da sociedade. 

Na tarde do 1º dia o grupo teve a assessoria do Professor Nonato Pereira com o tema da Análise de Conjuntura, mais precisamente da Amazônia. O professor apontou para o grupo algumas pistas de análise crítica do momento atual.

É preciso ressaltar: a organização, o trabalho conjunto e colaborativo, a acolhida fraterna e de alta qualidade das duas Inspetorias, além dos assessores que trouxeram para o grupo participante elementos fundamentais para dar continuidade ao aprofundamento da identidade/fundamentos da missão no espaço eclesial – inserção. Espaço este, que hoje se apresenta com muitas faces. 

Um dos momentos a ser sinalizado foi o passeio de barco ao encontro das águas – Rio Negro e Rio Solimões e depois do encontro, Rio Amazonas.  A beleza reside na maravilha da natureza, na grandeza dos rios, no mistério e segredos que as águas escondem e no jeito de ser acolhedor e simples das pessoas que trazem nas feições e nas expressões verbais o amor pela terra. É de se ressaltar ainda, as apresentações das formandas da Inspetoria Missionária Santa Teresinha, e jovens do Projeto Socio-educativo Mamãe Margarida, que mostraram nas danças e expressões teatrais a riqueza da cultura amazonense. 

Por tudo é preciso dar graças e ter a certeza: o carisma salesiano está vivo e presente de muitas maneiras e o nosso Deus continua precisando do nosso Sim generoso. É preciso lembrar sempre: carregamos no nosso carisma o ser Missionárias/os.

Da Inspetoria Nossa Senhora da Penha -  RJ/ES participaram: Ir. Clotildes Zandonadi, Ir. Maria Rita Zampiroli, Ir. Mercedes Altoé, Ir. Tânia Maria Cordeiro, Ir. Rita Cristina de Jesus Pacheco, Ir. Gerline Deolinda de Paiva e Ir. Ana Teresa Pinto. O grupo se propõe a “Resgatar como Inspetoria os encontros formativos em níveis locais. E em nível nacional: A partir deste encontro adequar o Projeto nacional considerando e dando visibilidade à Identidade da Inserção. O próximo ENCIS acontecerá em 2019 na Inspetoria Maria Auxiliadora – Recife.

veja mais fotos

Fonte: Redação