senha

Congresso Histórico Internacional do Bicentenário

em 27/11/2014 | 00h00min

Congresso Histórico Internacional do BicentenárioDe 19 a 23 de novembro, no Salesianum de Roma, foi realizado o Congresso Histórico Internacional do Bicentenário, com o tema Desenvolvimento do carisma de Dom Bosco até metade do séc. XX. Os participante foram mais de 230, entre Salesianos, Filhas de Maria Auxiliadora (FMA) e membros da Família Salesiana. Ir. Carmelita participou pela nossa Inspetoria.
Ir. Grazia Loparco, Filha de Maria Auxiliadora, apresenta este compromisso como um dos maiores eventos internacionais do Ano Bicentenário de Dom Bosco e explica: «Dom Bosco permanece sendo a chave de leitura indispensável para compreender o desenvolvimento do carisma, como semente que preanuncia o desenvolvimento da árvore; e todavia neste Congresso se vai além de sua vida.
No dia da abertura, depois da oração e das saudações iniciais, foi apresentado o tema Presenças do carisma salesiano no mundo de hoje, sua significatividade e os desafios. De fato, na perspectiva do Congresso, o desenvolvimento do carisma pode ser entendido somente a partir de uma consideração da atualidade do carisma.
Nos dias seguintes foram apresentados e discutidos temas diversos que repisam a estrutura do triênio de preparação ao Bicentenário de Dom Bosco: as principais transformações internacionais, focalizando as questões que mais diretamente dizem respeito ao mundo juvenil das faixas populares e médias; a alma educativa da ação salesiana entre os jovens, examinando as orientações pedagógicas e a sua recusa em sentido preventivo; a espiritualidade salesiana, o modelo de santidade salesiana e a dimensão missionária e universal da missão.
Durante estes dias houve também a apresentação de alguns volumes: “Fontes salesianas”, “Epistolário de Dom Bosco”, “A historiografia salesiana entre estudos e documentação na historiografia pós-conciliar”, e a partilha de momentos de espiritualidade e de fraternidade em conjunto.
«A apresentação de diversas páginas de história salesiana – conclui Ir. Grazia – neste Congresso, não teve apenas um valor intelectual, cultural em sentido acadêmico, mas foi além, ativando um círculo hermenêutico, que envolveu cada participante, parte viva desta história por pertença institucional ou por compartilhamento de interesses».

veja mais fotos

Fonte: Redação