senha

Por Tudo Dai Graças!

em 02/11/2014 | 00h00min

Por Tudo Dai Graças!

Neste mês celebramos o "Dia de Ação de Graças", mas por que comemorá-lo numa data específica, se devemos dar graças todos os dias? Render graças a Deus vem dos tempo remotos. O salmista nos ensina"Daí graças porque Ele é bom; pois eterno é o seu amor"(Sl 117,1).

O costume do "Dia de Ação de Graças" surgiu nos Estados Unidos. Um grupo de famílias cristãs protestantes, abandonando a Inglaterra por perseguições religiosas, embarca em um navio. Enfrentando os mares, chega a América após muitos dias.

Ao desembarcar, o grupo se depara com uma terra estranha e selvagem.

O primeiro ano foi doloroso e muito difícil para aquelas famílias assoladas pelas muitas intempéries do tempo. O frio e as feras eram fatores adversos, e muitos morreram por doenças antes da primeira colheita. Mas não desanimaram.

Todos tinha fé em Deus e em suas promessas, então cortaram as árvores, fizeram cabanas de madeira e semearam o solo, confiantes.

Os índios do lugar ajudaram a lavrar a terra, plantar ecaçar, e Deus os abençoou.

No ano seguinte, em 1621, quando foram colher, ficaram maravilhados com a fartura da colheita. Emocionados e agradecidos, reuniram os melhores frutos e convidaram os índios para celebrarem uma grande festa de louvor e gratidão a Deus.

Este dia se chamou o "Thaksgiving Day", que quer dizer "Dia de Ação de Graças", celebrado até hoje nos Estados Unidos,na quarta quinta-feira do mês de novembro, data estabelecida pelo presidente Franklin D. Roosevelt, em 1939.

No ano de 1909, Joaquim Nabuco, embaixador do Brasil nos Estados Unidos, participou, em Washington, da celebração do "Dia Nacional de Ação de Graças" e exclamou: "Quisera que toda a humanidade se unisse, num mesmo dia, para um universal agradecimento a Deus"! Porém, foi somente com o presidente Gaspar Dutra que, no dia 17 de agosto de 1949, instituiu-se o "Dia Nacional de Ação de Graças".

O presidente Castelo Branco, em 1965, oficializou também a quarta quinta-feira do mês de novembro para a comemoração em todo território nacional, coincidindo assim com a celebração em outros países.

Mas a origem de celebrar o "Dia de Ação de Graças"existe há muitos anos, como nos tempos bíblicos, quando os povos antigos se reuniam para festejar a colheita de seus cereais.

Todas as vitórias na nossa vida são concedidas pelo Senhor e elas são reconhecidas na ação de graça de cada dia. 

É uma necessidade desenvolver, em nossa vida, uma linguagem de ação de graças, pois é próprio de corações nobres agradecer sempre e por todas as coisas. O espírito nos suscita:"Servi ao Senhor com alegria, ide a Ele cantando júbilos. Entrai por suas portas com ações de graças, louvai-o, bendizei seu nome" (Sl 100). O Espírito Santo nos capacita a reconhecermos as dádivas de Deus!

Homens e mulheres de todos os tempos souberam reconhecer a bondade de Deus exercendo a virtude da gratidão.

Neste mês, o convite é que olhemos para nossa história, para o ano que já se finda... e demos graças a Deus.

Fonte: Redação