senha

Mensagem da Madre e Assembleia Capitular Pela Paz no Mundo

em 20/09/2014 | 00h00min

Mensagem da Madre e  Assembleia Capitular Pela Paz no Mundo

«Convido-as para que continem rezando de modo especial por uma série de conflitos que enchem de dor a vida da nossa sociedade global. Refiro-me em particular aos conflitos armados na Síria, Iraque, Líbia, República Centro-africana e Sudão do Sul – o elenco poderia continuar – nos quais a violência está causando níveis indizíveis de sofrimento para milhões de seres humanos», este é o apelo que o Secretário-geral de Pax Christi International, José Henríquez, dirigiu à Assembleia capitular das Filhas de Maria Auxiliadora.

A Madre Geral, M. Yvonne Reungoat, e as participantes do CG XXIII que se realiza em Roma, responderam ao apelo com uma “Mensagem pela paz no mundo”, por ocasião do Dia Internacional da Paz, instituído pela ONU e que será celebrado no dia 21 de setembro.

A mensagem quer ser um sinal de solidariedade com todas as vítimas dos conflitos bélicos e, especialmente, um renovado compromisso com a educação à paz.
A seguir, o texto completo:

MENSAGEM PELA PAZ NO MUNDO

Roma, 21 de setembro de 2014.

Por ocasião do Dia Internacional da Paz 2014, instituído pelas Nações Unidas em 1981, nós Filhas de Maria Auxiliadora, reunidas para celebrar o Capítulo Geral XXIII, sentimo-nos chamadas a manifestar a vontade de colaborar com todas as nossas forças na construção de uma cultura da paz.

A nossa Assembleia capitular reúne 194 FMA representantes de 94 Nações e cinco Continentes. Muitas destas são testemunhas da violência e da guerra que atingem populações inteiras, vítimas de conflitos gerados por visões contrastantes ou por diferenças religiosas e étnicas e que experimentam a cada dia a incerteza, a fome e o terror.

O olhar sobre esta realidade do mundo, dividido e ferido por interesses políticos e econômicos, desperta e reafirma em nós o compromisso carismático de ser, em primeiro lugar nós mesmas, construtoras de paz nas nossas comunidades educativas. Poderemos deste modo testemunhar a não violência ativa e a bem-aventurança prometida por Jesus no serviço educativo que desenvolvemos na Igreja e no mundo em favor das novas gerações.

Unimos a nossa mensagem a todos os insistentes apelos em favor da paz feitos por Papa Francisco aos Chefes de Estado envolvidos diretamente no destino dos seus Países. Estes são os primeiros chamados a tornar-se artífices eficazes de uma cultura na qual o respeito aos direitos das pessoas seja a principal razão dos seus programas de governo. Com o Santo Padre afirmamos que a justiça social, o diálogo e a cooperação ajudarão a extinguir o conflito armado e a criar um futuro de paz.

Unimo-nos a todas as Organizações eclesiais, religiosas e civis, a todas as pessoas de boa vontade comprometidas com a causa da paz, para fazer com que a fraternidade, o amor recíproco e a solidariedade substituam a indiferença, o egoísmo e o ódio.

Deste modo, a família humana poderá viver uma comunhão universal que responda ao projeto primordial de Deus e faça com que todos os povos trabalhem arduamente em favor do bem comum.

Estamos convencidas de que a paz é um dom de Deus e a invocamos na nossa oração; ao mesmo tempo, acreditamos que a educação seja o caminho privilegiado para alcançá-la e para criar a fraternidade mundial. Por este motivo dirigimos também um apelo a todos os educadores, leigos, famílias e jovens para que assumam com responsabilidade um renovado empenho pela paz no mundo.

Ir. Yvonne Reungoat fma – Superiora Geral
e Filhas de Maria Auxiliadora reunidas na Assembleia Capitular

Fonte: Redação