senha

Seminário de Comunicação

em 29/07/2014 | 00h00min

Seminário de Comunicação

4º Encontro Nacional da Pastoral da Comunicação – PASCOM

2º Seminário Nacional dos Jovens Comunicadores 


O evento foi organizado pelas Comissões Episcopais para a Comunicação e Juventude da CNBB. O tema “Comunicação, desafios e possibilidades para evangelizar na era da cultura digital” foi refletido por especialistas da área, nos painéis durante o período da manhã. No período da tarde, foram oferecidos seminários, nos quais o tema foi aprofundado por profissionais da área e partilhado pelos comunicadores da Igreja, a partir das práticas de comunicação vivenciadas nas dioceses, paróquias e novas comunidades.

O evento aconteceu em Aparecida/SP, de 24 a 27 de julho de 2014, e contou com a participação de mais de 900 participantes, entre bispos, sacerdotes, religiosos/as, leigos e profissionais da área.

Na ocasião fez-se menção à comemoração de um ano da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que aconteceu no Rio de Janeiro em julho de 2013. Evento que continua impulsionando o trabalho evangelizador e missionário dos jovens em todo o país. Quantos jovens, a partir do projeto evangelizador sonhado, pensado, rezado e colocado em prática pelo saudoso São João Paulo II, motivaram-se para comunicar com ousadia o Evangelho! O 2º Seminário Nacional dos Jovens Comunicadores ainda hoje, busca dar continuidade ao grande Kairós que foi a JMJ 2013.

Um dos momentos relevantes do evento foi a divulgação do “Diretório de comunicação da Igreja no Brasil”. Para que a Comunicação encontre espaços para anunciar a todos a Boa-Nova de Jesus Cristo, é necessário que a Pascom ocupe um lugar específico de atuação na vida eclesial, que lhe permita irradiar as ações próprias no campo da comunicação com o sentido pastoral (DC, n.244). Assim, a Pascom provoca “o cultivo do ser humano enquanto pessoa que comunica valores, vivências, a partir da Palavra de Deus e da Eucaristia, pois o anúncio sempre deve ser acompanhado pelo testemunho: O que ouvimos, o que vimos com nossos olhos, o que contemplamos, e o que nossas mãos apalparam do Verbo da vida [...] vo-lo anunciamos para que estejais em comunhão conosco” (DC, n. 247).

Ir. Ana Teresa participou do evento e pode maravilhar-se diante da vida que circula no interior da nossa Igreja, conhecer mais de perto o jeito simples, comprometido e corajoso dos agentes de pastoral da comunicação da nossa Igreja, nos mais difíceis espaços desse imenso Brasil. Segundo ela, “perceber e vivenciar com os jovens a alegria de anunciar a Boa Nova é também motivo para dar graças a Deus”.

veja mais fotos

Fonte: Redação