senha

Festa de encerramento no Castelo/Rio das Ostras

em 18/12/2019 | 00h00min

Festa de encerramento no Castelo/Rio das Ostras

No dia 11 de dezembro, aconteceram as apresentações de encerramento das turmas de Educação Infantil até o 2º ano do Fundamental do Instituto Nossa Senhora da Glória (Castelo/Rio das Ostras). 

Os alunos encenaram a peça teatral "O Grande Baile do Menino Deus" que é uma adaptação para escolas feita por Ruth Rocha, para reproduzir o clássico "Cavalo Marinho" (uma festa popular de Pernambuco que antecede à tradicional Folia de Reis).

A história adaptada tem como narradores os personagens Mateus e Bastião, dois palhaços que apresentam de forma irreverente o nascimento de Jesus. Além deles há no enredo outros personagens humanos, alguns animais – como o Boi Bumbá por exemplo – e os seres fantásticos: o Zabilin (uma mula com poderes mágicos) e o Jaraguá (um monstro com pescoço de girafa).

Os cantos da peça são em honra à Jesus, Maria e José, mas há também um sincretismo com o que é indígena e africano, já que se trata de cultura popular brasileira. Nesse contexto, está presente todo o imaginário e parte bíblica, e nos intervalos aparecem as músicas dançadas.


veja mais fotos

Fonte: Redação