senha

Castelo/Rio das Ostras em ação no Dia da Água

em 13/05/2019 | 00h00min

Castelo/Rio das Ostras em ação no Dia da Água

No mês de março comemorou-se o Dia Mundial da Água (22/03). A data foi criada pela Organização das Nações Unidas com o objetivo de alertar à população sobre a importância do consumo consciente. 

Neste contexto, o livro de Ciências Humanas e da Natureza do 3º ano do Ensino Fundamental ressaltou a necessidade de criar equipamentos e incentivar atitudes que pudessem ajudar ao meio ambiente. Após um debate em sala, os próprios alunos tiveram a iniciativa de criar uma campanha contra o desperdício de água.

Segundo a professora Janaína Rosa, a ideia partiu de três meninas e expandiu para o restante da turma. “Eles produziram os cartazes e panfletos em casa, mas iam trocando ideias em sala de aula.Acompanhei essa movimentação da turma, que esteve bem engajada, combinando oque cada um faria”, disse ela.

A campanha interna aconteceu no horário do recreio, em que os alunos distribuíram o material produzido para outras turmas e também para os funcionários do Colégio. Junto à professora,eles falaram sobre a importância de utilizar a água com responsabilidade.

A temática tratada é um assunto sério e abrange muito mais do que os recursos hídricos, propriamente ditos. O consumo responsável exige a adoção de um comportamento consciente perante a sociedade para a preservação ambiental. 

“Formamos cidadãos que poderão mudar o futuro para melhor, por isso, procuramos incentivar nas aulas uma reflexão sobre ageração que estão vivendo, para que saibam que são os detentores do poder de transformação nos próximos anos. Eles ocuparão os empregos do futuro e o nos resta questionar: o que criarão para que o planeta seja sustentável?”, finalizou a professora Janaína.

E você, tem feito sua parte? Uma grande mudança começa por nós mesmos.

veja mais fotos

Fonte: Redação