senha

Bate- Papo sobre "Lives" da Católica Salesiana

em 29/08/2020 | 00h00min

Bate- Papo sobre "Lives" da Católica Salesiana

Um super bate-papo sobre o universo das Lives aconteceu dia 04 de agosto (Terça-feira) no Canal do YouTube da Faculdade Católica Salesiana, com foco na exposição das melhores técnicas e processos para desenvolvimento de "ao vivo" em Redes Sociais.

Na ocasião, um time de especialistas em comunicação social trocou experiências profissionais com o público sobre a temática "Técnicas e Tecnologias para a Produção de Lives", sendo eles o jornalista e assistente de Marketing da Católica Salesiana e do Colégio Castelo, Alysson Nogueira, o aluno do Curso de Publicidade e Propaganda e produtor audiovisual, William Romano, além do poeta, jornalista e professor, Gerson Dudus, e do professor mestre, especialista em Mídia e Cotidiano, Lucas Bastos.

Entre os temas discutidos estiveram o crescimento das lives, no contexto da pandemia da Covid-19, impulsionadas pela necessidade de utilizá-las como estratégias de negócios e como entretenimento diante do isolamento social e as orientações sobre técnicas e tecnologias usadas para conquistar a audiência como iluminação, qualidade de som e conexão de internet, roteiro pré-definido e escolha das melhores plataformas e dispositivos/equipamentos utilizados.

"Entre as muitas características que surgiram neste momento de pandemia, uma delas foi essa profusão de lives com artistas, jogos de futebol etc. O Instagram, por exemplo, teve um crescimento de 70% de lives somente em março deste ano e as produtoras de live tiveram um aumento significativo no faturamento. Ao mesmo tempo houve uma queda na popularidade das lives no último mês especificamente, de acordo com reportagem da Folha de São Paulo, em decorrência também da flexibilização do isolamento" revelou o professor Lucas Bastos.

Para William Romano, o mercado de produção de audiovisual conseguiu aproveitar a oportunidade de negócio desse cenário. "Quem já estava fazendo live e atuando com o audiovisual antes da pandemia, acabou conseguindo se adaptar mais rapidamente, porque já possuía os equipamentos, as técnicas e o domínio das tecnologias. A pandemia serviu para mostrar para a sociedade que já existia um mercado de produtoras de lives, onde há muitas pessoas trabalhando por trás para entregar a melhor transmissão, com ações de proteção e prevenção contra o coronavírus".

Já o Alysson salientou a necessidade de planejar as produções. "A roteirização é o coração de qualquer produção, seja em lives, programas e demais produtos audiovisuais. O roteiro possibilita que a pessoa consiga organizar tudo o que precisa abordar para não correr o risco de se perder, e também para criar um conteúdo interessante e que conquiste a atenção do público. Porém, a naturalidade também tem seu valor nas lives, muito porque as pessoas se identificam com as imperfeições da vida humana", pontuou o jornalista, seguido pelo mediador da live, Gerson Dudus.

"Acredito que toda produção audiovisual precisa da união entre o profissionalismo e o talento. Um dos pontos importantes a se falar é sobre a dicção, essencial para qualquer comunicador. É preciso treinar, ler em voz alta na frente do espelho, para entender seu volume de voz etc. Agradecemos à Católica Salesiana pelo espaço para que pudéssemos compartilhar esse conteúdo tão relevante neste momento", finalizou Dudus.



Fonte: Redação