senha

Direitos da População de Rua em Debate na Praça São Salvador

em 01/07/2017 | 00h00min

Direitos da População de Rua em Debate na Praça São Salvador

Cerca de 50 pessoas se reuniram na noite de 22 de junho, quinta-feira, na Praça São Salvador, com o objetivo de participar das discussões sobre os direitos da população de rua em Campos. O evento, que teve como mote "O que mata não é só o frio e a fome, mas, também, a indiferença e a negação de direitos", contou com debates, rodas de conversa e doação de cobertores. A Clínica Nômade Voz da Rua, projeto idealizado pelo ISECENSA há cinco anos, com o objetivo de possibilitar o acesso da população em situação de rua ao atendimento psicológico, assinou a organização do encontro.

De acordo com a professora doutora Patrícia Constantino, professora do Isecensa e coordenadora da iniciativa, "ações dessa natureza são fundamentais para que essa parcela da sociedade possa expor suas opiniões, tirar dúvidas e ser conscientizada em relação aos seus direitos".

- Uma queixa frequente entre eles é a maneira como são vistos pela população. Eles lamentam muito o fato de não serem notados como cidadãos - destaca a professora.

Representante do Movimento Nacional de População de Rua e membro do Conselho Nacional dos Direitos Humanos, Admilson Alves Tavares também participou do evento. Ele, que foi morador de rua por 15 anos, relatou um pouco de sua trajetória e contribuiu para a mediação dos debates.

- Essa ligação mais próxima, de chamar pelo nome, sentar ao lado e conversar, ajuda muito a elevar a autoestima do morador de rua. É preciso que a sociedade se conscientize que ele não deixou de ser um cidadão por morar na rua - afirma Admilson.

Além de psicólogos, universitários e os próprios assistidos, estiveram presentes representantes da Secretaria Municipal de Assistência Social, de instituições que trabalham em prol da população de rua e Gilmar Branco, ator e advogado, que conduziu uma apresentação artística relacionada à temática. O Conselho Regional de Psicologia também apoiou o evento.

veja mais fotos

Fonte: Redação