senha

Psicologia do ISECENSA Debate a Ética no Cotidiano

em 26/02/2017 | 00h00min

O curso de Psicologia do ISECENSA promoveu, no dia 22 de fevereiro, um debate sobre a ética no cotidiano. A atividade aconteceu dentro da disciplina "Créditos de Atividades" e teve como base o programa Café Filosófico, onde os filósofos Clóvis de Barros Filho e Mario Sergio Cortella abordam temas como "A quem pertence os deveres éticos?", " Este é um ramo destinado apenas a filósofos, médicos e advogados?", "Será que as coisas que nos levam à indignação como a corrupção e a violência são mais frequentes nos dias atuais ou elas sempre existiram e nós é que ficamos mais  exigentes em relação a boas regras de conduta para uma convivência em sociedade?".

Tomando como princípio básico para o comportamento ético a consciência sobre liberdade, os alunos debateram e rapidamente se posicionaram em prol do determinismo e da liberdade. Foi uma oportunidade para os alunos repensarem seus julgamentos a respeito do comportamento alheio e aprenderem a se despir de pensamentos dicotômicos sobre "bons e maus".

- Finalmente a  discussão acirrada trouxe a calouros e veteranos a certeza de que a reflexão e o exercício da ética é uma constante em nossas vidas pessoal e profissional", disse a Professora Érika Costa Barreto Monteiro de Barros, responsável pela disciplina. 

Fonte: Redação