senha

Mês Vocacional

em 06/08/2019 | 00h00min

Mês Vocacional

Neste mês de agosto somos todos chamados a intensificar as orações pelas vocações. A Igreja nos pede: “Rezemos pelas vocações!”, a partir da temática “Mostra-me, Senhor, os teus caminhos” (Sl 25, 4). O objetivo principal deste mês é conscientizar sobre a cultura vocacional.

De modo particular, temos em 2019, a realização de uma importante evento que irá colaborar para no aprofundamento das reflexões, orações e ações sobre essa dimensão. Trata-se do 4º Congresso Vocacional do Brasil, que acontecerá de 5 a 8 de setembro, em Aparecida (SP). “O assunto é o discernimento, quer dizer, saber perceber, dar-se conta e responder então ao chamado que Deus faz a cada um de nós”, afirma o presidente da Comissão para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada, Dom João Francisco Salm.

Segundo a equipe organizadora do Congresso, a reflexão e o estudo do tema “Vocação e Discernimento” deseja refletir sobre a necessidade da oração em prol das vocações e acima de tudo expandir a temática para todos os âmbitos eclesiais e sociais.

É neste contexto que o padre Elias Silva, coordenador nacional da Pastoral Vocacional faz um convite a todos os religiosos, leigos e consagrados a rezarem juntos pelas vocações no Brasil. “O mês de agosto é dedicado especialmente às vocações. Neste momento, claro, a Igreja para e convida a todas as comunidades, a todas as pessoas a rezarem pelas vocações”, diz.

Durante o mês de agosto, a Igreja dedica cada domingo a uma vocação específica. No primeiro domingo,celebra-se a vocação para o ministério ordenado: diáconos, padres e bispos; no segundo, a vocação para a vida e a família (atenção especial aos pais); no terceiro, a vocação para a vida consagrada: religiosos e consagrados seculares, e por fim, no quarto, a vocação para os ministérios serviços na comunidade.

Instituído em 1981, pela CNBB, em sua 19ª Assembleia Geral, o mês vocacional tinha como objetivo principal conscientizar as comunidades da responsabilidade que compartilham no processo vocacional. De lá para cá, todos os anos alguma temática tem sido trabalhada. 

Fonte: Redação