senha

II Experiência Missionária: Missão Meruri 2019

em 30/07/2019 | 00h00min

II Experiência Missionária: Missão Meruri 2019

Do dia 10 à 21 de julho de 2019, aconteceu na Inspetoria Nossa Senhora da Paz- Cuiabá, MT a II Experiência Missionária direcionada aos povos indígenas Boe Bororos e Xavantes localizados em Meruri e Sangradouro, reunindo cerca de 34 jovens e Irmãs Salesianas das Inspetorias de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Mato Grosso. Foram dias muito intensos de bastante aprendizado, entrega e alegria.

Os primeiros dias foram de formação sobre a cultura indígena dos povos Xavantes e Boe Bororos, ministrada pelo Padre Aloir Pacini (Jesuíta) que abordou o tema “Os indígenas - nas raízes, no tronco, nos galhos, nas folhas e nos frutos do Brasil”. Os Indígenas Estevão (de origem Xavante) e Willian (de origem Boe Bororo) contaram um pouco sobre suas tribos e a Irmã Ada (FMA) partilhou a sua experiência de vida. Em meio a tanto estudo e preparo para a saída em missão, os jovens tiveram a oportunidade de fazer um passeio turístico, onde conheceram o Parque das Águas e a famosa pizza de seis metros. 

Na noite do segundo dia foi realizada a missa de envio dos missionários, presidida pelo Padre Salesiano Euller, onde os mesmos receberam a cruz, símbolo da missão. 

Durante a viagem, o grupo conheceu a casa de Encontros das FMA e a Chapada dos Guimarães chegando então em um dos primeiros lugares de missão: Sangradouro na Tribo do povo Xavante onde conheceram a casa dos Salesianos e realizaram o oratório com as crianças da aldeia. 

No quarto dia, os missionários amanheceram em Meruri na tribo do povo Boe Bororo, onde se hospedaram na casa dos Padres Salesianos que ali residem. Logo pela manhã tiveram a Santa Missa, e em seguida, a palestra com um indígena Boe Bororo que também falou sobre a cultura de seu povo. O grupo conheceu os povos que viviam na região, além de participarem do oratório, terço e Santa Missa.

Durante a missão, aconteceu a implantação do Cruzeiro na Santa Missa presidida pelo Padre Douglas Chrystiano Silva Souza (Salesiano) no cemitério onde estão sepultados o Índio Simão Bororo e o Padre Rodolfo Lunkenbein (Mártires Salesianos). Na parte da tarde, conheceram o Centro de Cultura e a Biblioteca Dona Leonida localizada na aldeia Meruri. Encerrando a noite assistiram o filme “Furação da orelha” sobre a iniciação à vida adulta do povo Xavante.

Dando sequência à missão,o grupo subiu o morro para a realização da Lectio Divina. Os missionários receberam o diácono José Alves que falou sobre a cultura Xavante, ensinando um pouco de sua língua. Na parte da tarde os missionários partiram para as aldeias vizinhas do povo Boe Bororo e encerraram mais um dia com o terço luminoso e Santa Missa, realizados na Praça dos Mártires 

No oitavo dia aconteceu o ritual das pinturas faciais feitas pelos próprios indígenas onde cada missionário passou a pertencer a um clã indígena a partir da pintura que escolheu. Participaram ainda da “Dança do Jure” (um dos rituais indígenas).

Os missionários também tiveram um dia de lazer, onde conheceram os “Tachos” (primeiro local onde os indígenas encontraram os padres missionários Salesianos). Logo em seguida viajaram para São Marcos, onde fica localizado a Aldeia do povo Xavante e outra casa dos Padres Salesianos. Neste local os missionários participaram da corrida da tora (um dos rituais de iniciação à vida adulta do povo Xavante) e também tomaram banho de rio. Ao retornarem para Meruri, ajudaram na organização da festa julina, que aconteceu mais tarde, depois da Santa Missa.

No décimo e último dia de missão, já na parte da manhã aconteceu a Santa Missa. Logo após, os agradecimentos e o retorno para Cuiabá.

Da Inspetoria Nossa Senhora da Penha participaram: Ir. Rita Cristina, a jovem em discernimento vocacional Beatriz de Melo Lopes e o jovem Valdinei, que retornaram muito felizes e agradecidos pela experiência vivida.

veja mais fotos

Fonte: Redação