senha

Palavra da Inspetora

em 17/06/2019 | 00h00min

Palavra da Inspetora

Inspetoria Nossa Senhora da Penha

Circular 06/2019

“A alegria é o sinal de um coração que ama verdadeiramente o Senhor”. MM Carta 60

“Para nós, santidade consiste em estarmos sempre alegres”.  Domingos Sávio

Queridas Irmãs,

O mês de junho é assim chamado o mês do amor. Deus nos amou desde sempre com amor eterno, por nós deu sua vida e eternizou sua presença entre nós enviando-nos o seu Espirito de amor. Espirito que é Santo porque é trino, é comunhão, é relação de amor.

Viver em comunhão é manifestar com a própria vida a vivência da fraternidade: “Amai-vos uns aos outros como eu vos amei”. No cotidiano comunitário nem sempre é tão fácil viver em constante estado de comunhão, de fraternidade. É preciso estar convencido que o amor de Deus é eterno, sempre novo, para sempre e para todos. É preciso passar pela experiência de ser amada de modo único e pessoal.

Para nós a pessoa de Madre Mazzarello é modelo da pessoa que soube viver o verdadeiro amor, aquele que gera alegria plena. “O título de Madre, de educadora da comunidade inicial, define sua identidade e a sua missão. Toda maternidade, quando autêntica, gera e educa, leva à realização. E Madre Mazzarello guiou suas filhas por um autêntico caminho de unificação interior e de abertura para uma missão, tão apaixonante quanto difícil, como é a educação dos jovens” (cf. Nas pegadas de MM mulher sábia, Anita Deleidi e Maria Ko).

A vida de uma educadora deve estar centrada naqueles valores supremos, para os quais deve saber orientar os jovens a ela confiados. Maria Mazzarello centrou sua vida no absoluto de Deus que havia feito dela transparência de seu amor: “Nela o amor de Deus parecia fazer parte da sua natureza. Seus pensamentos e afetos deviam estar continuamente voltados para Deus”, foi o que testemunhou Madre Sorbone (cf MACCONO, II 191). E o Cardeal Cagliero: “Ela vivia mergulhada em Deus! Tanto quando estava recolhida em oração, como quando ocupada no trabalho; no repouso, como em vigília” (MACCONO, II 192). 

Sim, a verdadeira alegria é permanecer em Deus, no seu amor, no seu caminho e mais, na sua proposta de seguimento. A alegria é dom e fruto do Espírito Santo. É a certeza de que desde antes da criação do mundo, cada uma de nós já estava no pensamento criador de Deus. Cada uma de nós estava presente no projeto criador de Deus quando criou o mundo. Fomos sonhadas pelo amor infinito de Deus. Existe alegria maior e mais profunda do que esta?

Santo Agostinho em Sermão 1,8 sobre o Salmo 32: “Perguntas o que cantar em júbilo? Significa perceber que as palavras não são aptas para exprimir o que cantamos nos nossos corações. Na colheita, na vinha, sempre que os homens têm de trabalhar esforçadamente, começam com canções que exprimem a sua alegria. Mas quando a alegria transborda e as palavras já não são aptas, abandonam esta coerência e entregam-se ao puro som do canto. O que é este júbilo, esta canção exultante? É a melodia que significa que os nossos corações estão explodindo com sentimentos que as palavras não podem exprimir. E a quem antes de tudo pertence este júbilo? Certamente a Deus-amor que é indizível”.

Após exultar de alegria no Senhor, Maria vai ao encontro de Isabel. Coloca-se a caminho para viver o amor, para levar a Boa Nova a quem precisa. Hoje, o Senhor nos convida a colocar-nos a caminho, a testemunharmos com a vida que Jesus é a fonte de bênção, de alegria, de realização. Como filhas de fundadores santos e amantes dos jovens, coloquemo-nos a caminho com criatividade, ardor missionário e desejo de iluminarmos o caminho da vida de nossos irmãos com a luz e a alegria que vem de Deus, amor infinito.

Um abençoado mês do Coração de Jesus. Nele coloquemos nossas alegrias e esperanças de um mundo mais fraterno onde seja possível experimentar a alegria e o amor-doação da comunidade-trinitária.

Com carinho de irmã,

Ir. Ana Teresa


Fonte: Redação