senha

Retiro da Inspetoria N. Senhora da Penha com Bodas e Envio

em 02/02/2019 | 00h00min

Retiro da Inspetoria N. Senhora da Penha com Bodas e Envio

Aconteceu dos dias 11 a 18 de Janeiro de 2019, na Casa de Retiros Padre Anchieta (CARPA), em São Conrado, bairro do Rio de Janeiro, o Retiro Espiritual das Irmãs Salesianas da Inspetoria N. Senhora da Penha – RJ/ES. O retiro teve como tema: “Seguimento de Jesus na dinâmica da itinerância”. Tema orientado por Frei Moacir Casagrande, OFCap. 

Num clima de interioridade, silêncio, oração contemplativa, o retiro foi uma oportunidade única, para uma retomada da própria vida, e, um reacender a chama da resposta vocacional como opção de seguimento de Jesus na dinâmica da itinerância, em sintonia com o apelo da Igreja que na pessoa do Papa Francisco pede aos/às religiosos/as um constante movimento de saída, de ir ao encontro dos irmãos que estão à margem e são os últimos da sociedade. 

Sabe-se que, o silêncio e o recolhimento na oração foram e são marcas constantes na Tradição da Igreja. Diversos exemplos de retiro e tempo para um encontro espiritual aparecem na Sagrada Escritura e na história da vida orante ao longo dos séculos. Os apóstolos permanecem no Cenáculo, por nove dias, na oração e no silêncio e esperaram a manifestação do Espírito Santo. Os eremitas, os monges até hoje seguem para o deserto onde se entregam ao conhecimento de si próprios e a união com Deus, para irradiarem a vida na Igreja e na sociedade com sua profunda sabedoria e mística.

Nos Santos Evangelhos, o exemplo de Jesus que se afastava das multidões que o seguiam e retirava-se para um ermo onde pudesse entregar-se a contemplação. Antes de iniciar a sua vida pública, recolheu-se a um deserto onde sua natureza humana foi posta a prova, sem que o demônio a pudesse dominar. Com seus discípulos, igualmente, ao voltarem da missão, retirava-se com eles para que pudessem, na solidão, estar a sós com Deus. (Cf. Mt 4,1-11; 14,23; Mc 1,35).

O santo retiro, o recolhimento e a oração tornam-se mais necessários para potencializar as forças internas e contribuir na realização das pessoas criadas à imagem e semelhança de Deus. No retiro a pessoa sente-se convidada a entregar-se nos braços do bondoso Deus, confiar a ele toda a vida. 

A vida é caracterizada por um dinamismo interior, alimentado pelo Espírito Santo, que faz progredir no caminho. Considera-se importante colocar-se numa atitude dinâmica para passar de um a outro modo de pensar, com a consciência das fraquezas, com a humildade de quem sabe recomeçar sempre, pondo-se na condição de discípulos. Isso leva a considerar o mundo a partir de perspectivas diferentes. Para mudar é necessário penetrar a fundo, sem medo, na própria humanidade e na dos outros e ler a vida com esperança. É preciso olhar para o mundo a partir da ótica das periferias, com o olhar de Jesus que nos ajuda a ler os sinais dos tempos. (cf.Atos do XXIIICG – nº 33)

No término do retiro, dia 18, tivemos a celebração eucarística, momento de ação de graças pelos 60 anos de Vida Religiosa de Ir. Suraya Benjamin Chaloub e Ir. Djanyra de Souza Lopes e 50 anos de Ir. Dormali Assis Valeriano e ainda, o envio da jovem Fabiane do Nascimento Rosa para o Aspirantado das FMA em Recife.  Por tudo demos graças a Deus!

Foi também momento de louvor a Deus a realização do Retiro para as Irmãs da Casa Madre Rosetta Marchese - Niterói, que aconteceu nos dias 19 -20 e 21 de dezembro de 2018. Oportunidade para uma excelente preparação para o Natal de Jesus. O retiro teve como tema: “As Antífonas do Advento: aclamações e invocações de um povo que espera”. Reflexões feitas pelo nosso irmão Salesiano Pe. Gustavo Cola, Pároco da Basílica N.S. Auxiliadora de Niterói.

O momento foi sem dúvida, de louvor a Deus pela oportunidade deste tempo de graça e de encontro com Deus através de suas maravilhas. Sabemos que Ele continua seu Magnificat em nós e através de nós!

veja mais fotos

Fonte: Redação