senha

Solidariedade e Apoio ao Papa Francisco

em 10/09/2018 | 00h00min

Solidariedade e Apoio ao Papa Francisco

Madre Yvonne Reungoat, Superiora Geral do Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora, enviou uma carta ao Papa Francisco para manifestar-lhe apoio e solidariedade, especialmente neste momento de dificuldades e tribulações, e transformá-los em oração e penitência, como o mesmo Santo Padre pediu ao Povo de Deus.

«Santo Padre, nós nos unimos à voz de pessoas, grupos e instituições que nestes dias se reúnem ao seu redor para expressar solidariedade e apoio.

Obrigado, Santidade, pelo testemunho de serenidade na fidelidade a Cristo e ao seu Evangelho; pela transparência de suas palavras - a ressonância de uma vida coerente e cheia de amor - que está oferecendo não apenas aos católicos, mas ao mundo inteiro.

Somos gratos por seu despender-se quotidiano como Pastor da Igreja universal ao serviço do povo de Deus. Um povo que se sente em comunhão com o senhor, em profunda harmonia com as suas palavras, os seus gestos, a sua proximidade com os pobres.

O senhor anuncia e testemunha com paixão e olhar profético um Evangelho sem descontos, torna-o credível e confiável com suas escolhas de cada dia.

Confirma-nos no caminho para sermos sempre mais "Igreja em saída", a partir de uma conversão pastoral e missionária convicta. Mostra-nos novos passos para dar corpo e vida à mensagem central do Evangelho, que em Jesus revela plenamente a face da misericórdia do Pai.

Obrigado, Santidade, pelas dificuldades que enfrenta, seguindo o caminho da escuta e do diálogo, do encontro que não exclui nem rejeita ninguém, mas abre portas e janelas nas quais se manifesta a liberdade do Espírito.

Compartilhamos sua atitude: "A verdade é mansa, a verdade é silenciosa"; não procura escândalo ou divisão. Fazemos nossa a sua escolha de "silêncio e oração" e expressamos uma renovada fidelidade aos três amores de Dom Bosco: a Eucaristia, Maria Auxiliadora e o Papa.

Seu magistério, Santo Padre, nos encontra em plena sintonia e inspira o caminho do Instituto neste momento de grandes desafios e de grandes oportunidades, cheio de graça e aberto à esperança: aquela esperança que lemos impressa em suas palavras e gestos e, acima de tudo, em sua face luminosa de alegria.

Santidade, estamos todos com o senhor - Filhas de Maria Auxiliadora, comunidades educativas, jovens - como Instituto que vive e trabalha na Família Salesiana e na comunidade eclesial mais ampla e lhe pedimos que nos abençoe. O senhor mesmo, Santidade, é uma bênção para nossa Família religiosa e para o mundo de hoje. Obrigada!

Roma, 7 de setembro de 2018

Ir. Yvonne Reungoat, FMA - Superiora Geral do Instituto FMA»

Fonte: Redação