senha

Encontro das Comunidades Inseridas

em 07/07/2018 | 00h00min

Encontro das Comunidades Inseridas

No dia 08 de junho, na Comunidade Maria Imaculada, Cachoeiro de Itapemirim, aconteceu o encontro anual das comunidades inseridas da INSP. Participaram 10 pessoas, incluindo a inspetora, Ir. Ana Teresa. Foi também oportunidade para celebrar na fraternidade e gratidão a Deus a recuperação da saúde de Ir. Ana Zampiroli e Ir. Antônia, ainda convalescente.

O sugestivo texto da Ir. Máriam Ambrosio, IDP “ A sobrevivência da Vida Religiosa Consagrada, enquanto carisma eclesial, na atual conjuntura” (Revista Convergência junho/18) direcionou uma rica reflexão, trazendo muitas luzes para o modo de ser e agir. Seguem alguns pontos destacados que foram acolhidos como propostas para potenciar os projetos de vida pessoais e comunitários :

A crise não está na  Vida Consagrada,mas na sobrevivência dos Institutos ,seja do ponto de vistas das obras como da sobrevivência vocacional.

Ressignificar é o processo-chave. O Papa Francisco insiste que importa  fazer brilhar o Carisma Fundacional que o Espírito Santo  confiou à Congregação.

É importante perceber os sinais de futuro já presentes em cada Instituto; o futuro da VRC está na radicalidade do discipulado do Mestre Jesus, em modo profético; “ ligando a carne de Cristo à carne dos pobres.”(Papa Francsco).

Retomada de um renovada espiritualidade bíblica, cristocentrica.

Proclamar a centralidade de Deus em nossas vidas; o mundo precisa experimentar em nós esta Fé radical.

Sustentabidade cartismática, daí continuar e fortalecer o trabalho de formação com os leigos.

Comunhão de Carismas, alianças em vista de responder aos novos gritos da missão. De que precisam os jovens?

Precisamos ter a ousadia de dar passos de forma criativa no abordar,  propor e acompanhar.

A alegria do encontro, as partilhas na reflexão, ao redor da mesa farta fruto da generosidade e a convivência deixaram em todas o sentimento restaurador da fraternidade.


veja mais fotos

Fonte: Redação