senha

Palavra da Inspetora

em 14/05/2018 | 00h00min

Palavra da Inspetora

Inspetoria Nossa Senhora da Penha - Circular 05/2018


“Fazei tudo o que Ele vos disser” (Jo 25)


Queridas Irmãs,

Para nós, celebrar o mês de maio é preparar com alegria a festa da mãe. Maio é essencialmente o mês das mães: no decorrer do mês celebra-se o dia das mães, festa de Madre Mazzarello e Maria Auxiliadora. Um convite ao exercício da maternidade, da prática da ternura, da relação filial com a Mãe que nos auxilia e nos acompanha cotidianamente.

Sim, Maria é Mestra porque discípula que junto de seu Filho aprendeu a ser Mãe, modelo de fé e de esperança. Aquela que antecipa e torna visíveis os sinais. Sai às pressas para junto de sua prima Isabel para ser a presença solícita que antecipa o mistério: no encontro das duas a revelação – Deus se manifesta no seio de uma mulher. O amor se encarna e se revela gente como nós. Maria e Isabel são como que tabernáculos que geram na fé e na obediência o grande mistério. Nele todos nós temos vida e vida abundante. Em Caná, é a mãe solícita e perspicaz, aquela que sabe do poder de seu Filho e antecipa o milagre. Aqui, Maria se torna a intercessora, a mãe atenta e corajosa: sabe que algo novo pode ser feito e com poder de mãe interpela seu Filho e orienta com sabedoria e determinação os serventes: “Façam tudo que Ele vos disser”. E na cruz é a mãe contemplativa, aquela que oferece ao Pai o fruto do seu ventre que gerado no SIM da anunciação é agora entregue e consumado como o Cordeiro que dá a Vida para que a humanidade seja salva e tenha a Vida plena. Dar a vida: Mãe e Filho se oferecem na cruz e antecipam a certeza da Vida Nova – a Ressurreição. Tudo pode ser diferente. Eu vou para o Pai, mas, entre vocês estará aquele que renova todas as coisas. O Espirito Santo presente na Igreja, e entre nós - comunidade de fé. 

Assim, nestes estágios da caminhada, Maria é também modelo de mulher missionária, geradora de vida, Auxiliadora. E numa atitude profética gera agora, a Igreja que continua a missão do Filho. O Magnifica é por excelência o hino profético. Conta-nos São Lucas, no Evangelho, que no dia da Visitação, Isabel, movida pelo Espírito Santo, louvou Maria, a mãe de Jesus, com as palavras: Feliz a que acreditou, porque se cumprirão todas as coisas que lhe foram ditas da parte do Senhor (Lc 1,45). 

Olhando para Maria contemplamos o Filho – Aquele que no Batismo professamos seguir até as últimas consequências. Aquele que na profissão dos votos religiosos professamos seguir com ‘radicalidade’ – radicalidade vem de raiz. Então, como religiosas, estamos conectadas com a seiva original, fundadas e fincadas na essência: Cristo deve ser o fundamento do nosso SER Religioso. 

Como filhas, temos na Mãe o modelo de mulher: geradora de vida, praticante da Palavra e discípula fiel nos gestos de misericórdia, de ternura e de confiança extrema no poder de seu Filho. Como Mulher missionária nos convida para sair em direção aos irmãos mais necessitados e esquecidos, aqueles que são vitimas do abandono e do descaso, aqueles que esperam o milagre do vinho novo. 

Ela a Mulher que em Pentecostes anuncia um tempo novo seja para nós modelo de esperança e sinal de novos tempos.

Maria, a Mãe Auxiliadora nos dê a alegria da festa da vida, vida doada para o bem da juventude e das crianças. Boas Festas!


Meu abraço fraterno – Ir. Ana Teresa

Fonte: Redação