senha

FSMA Realiza Ação de Conscientização do Setembro Amarelo

em 22/09/2017 | 00h00min

FSMA Realiza Ação de Conscientização do Setembro Amarelo

Com o intuito de conscientizar sobre a prevenção do suicídio e alertar os estudantes a respeito da realidade desse problema no Brasil e no mundo, a Faculdade Salesiana Maria Auxiliadora (FSMA) – Macaé, RJ – promoveu uma singela intervenção durante o intervalo das aulas do dia 11, com estudantes e funcionários vestidos de amarelo.

O dia 10 de setembro é a data destinada ao Dia Mundial de Prevenção do Suicídio e no decorrer do mês as ações são intensificadas em órgãos públicos e particulares com o intuito de prevenir novos casos.

De acordo com dados do portal O Globo, o suicídio passou a ser tratado como problema de saúde pública em 1990 e pode ser evitado em mais de 90% dos casos. Segundo a Organização Mundial da Saúde esta é a principal causa de morte entre jovens de 25 a 34 anos e a 15ª causa no mundo. Aproximadamente 805 mil pessoas cometem suicídio por ano, sendo os homens as maiores vítimas. O Brasil é o oitavo país com mais casos, sendo o estado do Rio Grande do Sul com maior número de casos por habitantes e o Rio de Janeiro, com menos.

Todo o movimento da Campanha do Setembro Amarelo, revela que falar sobre e principalmente ouvir é a melhor solução para o problema que pode ser provocado pela falta de perspectiva e de grande angústia que o indivíduo sente, normalmente gerado por um quadro de transtorno mental tratável (tais como depressão, transtorno de personalidade, etc.), podendo ser evitado se diagnóstico a tempo.

veja mais fotos

Fonte: Redação