senha

Congresso Regional AJS

em 11/07/2017 | 00h00min

Congresso Regional AJS

Nos dias 07, 08 e 09 de julho, a Inspetoria Nossa Senhora da Penha realizou o Congresso Regional da Articulação da Juventude Salesiana (AJS) neste ano comemorativo dos seus 20 anos. O Congresso aconteceu em Campos dos Goytacazes com a coordenação de Ir. Teresinha Ambrosim (animadora deste Ambito na Inspetoria) envolvendo as duas Comunidades FMA presentes nesta cidade (Centro Educacional Nossa Senhora Auxiliadora e Instituto Profissional Laura Vicunha) e reuniu 136 jovens provenientes das várias Comunidades (Campos, Cachoeiro, Linhares, Rio das Ostras, Macaé, Rio de Janeiro...). Marcou presença também o Instituto Dom Bosco, da Inspetoria São João Bosco – SDB.

O evento contou com momentos extraordinários de reflexão, estudo, partilha, oração... tudo permeado com aquela genuína alegria salesiana que aquece o coração e enche de renovado vigor cristão a vida e a existência de cada um!

Um momento muito significativo foi a posse da Coordenação e do Conselho Inspetorial da AJS, compostas pelos seguintes jovens: Mariana Aparecida de Almeida Souza – Coordenadora (Rio das Ostras); Bruno Motta Santos Oliveira (Macaé); Vinícius Rosa da Conceição (Belford Roxo); Fabiane do Nascimento Rosa (Laura); Beatriz Maia Bragança (CENSA); Leonardo dos Santos Vaz (Linhares).

Durante o evento também foram trabalhados temas referentes ao Sínodo da Juventude e ao Protagonismo Juvenil desenvolvidos por Ir. Rita Cristina de Jesus Pacheco e Ir. Teresinha Ambrosim, respectivamente.

Também foram aprofundados em oficinas temáticas coordenadas pelos jovens que participarão do Congresso Nacional em Brasília (agosto próximo) com os seguintes temas extraídos da Cartilha da AJS elaborada pelos próprios jovens do Conselho Nacional da AJS (CNAJS): Habitar a vida e a cultura dos jovens; Do Cristo evangelizador à igreja evangelizadora; Evangelizar e educar: a nossa identidade apostólica; O Sistema Preventivo: uma experiência espiritual e educativa; Fazer da casa uma família para os jovens; Animação juvenil salesiana.

Sem dúvida, uma magnífica vivência salesiana!

veja mais fotos

Fonte: Redação