senha

Jornada Inspetorial de Comunicação/ACSSA

em 20/02/2017 | 00h00min

Jornada Inspetorial de Comunicação/ACSSA

Dia 18 de fevereiro aconteceu na Casa Central da Inspetoria Nossa Senhora da Penha a primeira Jornada de Comunicação deste ano. Desta vez, este momento aconteceu em parceria com a ACSSA. A assessoria ficou por conta da professora Walkíria Barcelos Maciel que é professora de História do Instituto Profissional Laura Vicunha e desempenha atividades de restauração e conservação de acervos – livros e documentos -, pesquisa e monitoramento de visitas no Arquivo Público do Município de Campos dos Goytacazes/RJ desde agosto de 2002.

O tema abordado foi Conservação (prevenção, preservação, consolidação, restauração, revalorização, reprodução e reconstrução) de documentos, e contou com a presença de correspondentes da comunicação, diretoras, cronistas, secretárias e bibliotecárias.

Num primeiro momento aconteceu a explanação do conteúdo, onde a assessora despertou o grupo para a importância da conservação de documentos, deu dicas, esclareceu e corrigiu atitudes que dificultam esta conservação.

Após o almoço foi a hora de exercitar. Sim, os participantes puderam fazer a experiência de recuperar documentos antigos e construir pastas não-alcalinas onde guardá-los ao final do processo de restauração.

O envolvimento do grupo foi total!

Ainda nesta ocasião foi apresentado ao grupo o tema do próximo dia Mundial da Comunicação Social, com o pedido de que seja possível multiplicar nas realidades locais a belíssima mensagem papal para este dia, que este ano tem como tema “Não tenhas medo, que eu estou contigo (Is43,5) – Comunicar esperança e confiança no nosso tempo”.

As animadoras inspetoriais da Comunicação (Ir. Cláudia) e da ACSSA (Ir. Sirlene), bem como a Inspetora local – que também é a referente para Comunicação no Brasil (Ir. Ana Teresa) estiveram presentes durante todo o dia junto ao grupo.

veja mais fotos

Fonte: Redação