senha

ACSSA e o Primeiro Encontro Formativo Para Secretárias/os Inspetoriais

em 16/09/2016 | 00h00min

ACSSA e o Primeiro Encontro Formativo Para Secretárias/os Inspetoriais

Nos dias 06, 07 e 08 de setembro, no Centro de Convenções Israel Pinheiro/DF, a equipe ACSSA se encontrou. Desta vez não só para uma reunião ordinária, mas também para a realização do Primeiro Encontro Formativo para Secretárias/os Inspetoriais que aconteceu nos dois primeiros dias e reuniu aproximadamente 25 participantes. 

No primeiro dia a assessoria ficou por conta da professora da UFMG, Cíntia Aparecida Chagas que trabalhou o tema “Preservação documental no contexto tecnológico atual”, desde os conceitos fundamentais, princípios arquivísticos, gestão de documentos, o ciclo de vida dos documentos, arquivo corrente, intermediário e permanente, organização dos documentos, os fundamentos legais na gestão dos documentos, preservação de acervos (preventiva e corretiva), áreas de armazenamento e as condições ambientais, dicas de acondicionamento, manuseio, transporte, segurança, finalizando com uma fala referente à preservação de documentos digitais.

Concluida a apresentação o grupo se subdividiu em grupos menores para dialogarem sobre a situação atual dos arquivos e dos processos de preservação de documentos e do patrimônio histórico salesiano, levantando pistas para intervenção local e inspetorial apresentadas em plenário.

No segundo dia, a reflexão temática ficou a cargo do Padre Luís Nivaldo Pessinatti  com a abordagem referente à “Relevância dos arquivos e o cuidado do patrimônio histórico salesiano”.

Também a secretária geral do Instituto das FMA (Ir. Piera Cavaglià) e o presidente da ACSSA Mundial (Pe. Francesco Motto) enviaram mensagens à equipe reunida.

Ir. Piera lembra que “Neste nosso tempo, marcado por desafios inéditos e oportunidades maravilhosas, somos chamados a escrever juntos uma história cada dia mais rica e mais documentada, no sulco traçado por Dom Bosco, não só para nós, mas para o mundo, para a cultura em geral”. E continua: “Cada uma/cada um de nós tem a responsabilidade não só de guardar o carisma – o Papa falou de não engarrafá-lo! – mas de irradiá-lo e desenvolvê-lo encontrando as estradas mais atuais, mais oportunas, mais criativas para compartilhá-lo como comunidades  educativas e como Família Salesiana”.

Padre Francesco, por sua vez, diz ao grupo: “Alegro-me com os/as organizadores/as e todos/as os/as participantes. Vocês tem à disposição uma estupenda ocasião não só para uma melhor organização do vosso serviço de secretaria, mas também para refletir juntos sobre a absoluta importância de documentar, conservar, ordenar, saber utilizar e fazer utilizar da melhor forma as fontes da nossa história, da nossa vida.”

Após intenso diálogo o grupo chegou a alguns empenhos e algumas ações para atuação nas Inspetorias. Empenhos: Envolvimento de leigos competentes nos serviços de secretaria; Socialização da importância do serviço da ACSSA e Secretaria para os vários agentes da inspetoria, de modo especial inspetores(as), conselhos, diretores(as) e formandos(as). Ações: Contar com a parceira da RESCOM; Aproveitar as reuniões já pré-estabelecidas para divulgar o trabalho da ACSSA; Profissionalizar o trabalho das/os Secretarias/os para trabalhar com os arquivos.

No último dia do encontro – dedicado à reunião da equipe específica da ACSSA – foi um espaço para definição de encaminhamentos, e propostas de trabalho referentes aos “Diálogos de Formação, Seminário Continental 2018/2019... dentre outros.

A ACSSA (Associazione Cultori Storia Salesiana) Mundial foi fundada com o decreto do Reitor Mor, no dia 09 de outubro de 1996, e tem sede na Casa Geral dos SDB.

Sua finalidade é promover os estudos sobre a história salesiana, favorecendo a pesquisa, a atualização e a colaboração entre os membros, animando a Família Salesiana quanto ao perfil historiográfico, divulgação e incremento da história salesiana, em diálogo com instituições civis e religiosas.

A seção ACSSA Brasil foi fundada em 19 de setembro de 2013, na primeira reunião da equipe nacional, realizada no Colégio Santa Inês-SP, com adesão dos (os) Inspetores (as) do Brasil), que disponibilizaram um representante FMA e SDB, das respectivas Inspetorias, para a formação da equipe. A seção ACSSA Brasileira, atua em consonância com o objetivo traçado pelo Estatuto da ACSSA, com suas especificidades, em colaboração com as Inspetorias.

Sua identidade como Equipe interinspetorial de assessoria ao desenvolvimento qualificado da historiografia salesiana no Brasil é para: Dedicar-se ao incentivo e à promoção do estudo e da pesquisa de interesse salesiano, sobretudo no Brasil; Empenhar-se para suscitar o interesse e senso histórico; Promover o diálogo com Instituições civis e religiosas para um efetivo confronto em termos de reflexão e produção científica em colaboração recíproca; Incentivar à colaboração entre os membros e toda a Família Salesiana; Incentivar e colaborar de forma articulada, ao cuidado do patrimônio histórico salesiano; Divulgar a atuação da ACSSA Brasil mediante realização de suas finalidades; Promover a organização e a preservação de documentos; Promover uma mentalidade Institucional quanto ao cuidado da historiografia salesiana no Brasil, para suscitar uma cultura histórica.

veja mais fotos

Fonte: Redação