senha

Culminância do Projeto "Casa Comum, Nossa Responsabilidade" no CENSA

em 25/07/2016 | 00h00min

Culminância do Projeto "Casa Comum, Nossa Responsabilidade" no CENSA

A Escola Infantil do CENSA realizou, no dia 13 de julho, a culminância do Projeto "Casa comum, nossa responsabilidade". Numa tarde que reuniu todos os períodos, professores e pais, os alunos apresentaram o que aprenderam no projeto.

- Mais que um momento de integração, nossos alunos  mostraram o quanto estão atentos e conscientes da importância de cada um na preservação do mundo em que vivemos - disse Maria Carla Manhães, supervisora adjunta da Escola Infantil.

Tendo como base a Campanha da Fraternidade 2016, o projeto foi subdividido pelas turmas e trabalhado durante todo o primeiro semestre, abordando, através de situações cotidianas,  atitudes responsáveis que garantem a integridade e o futuro de nosso planeta.


TEMAS POR PERÍODO:

Pré-maternal: “Cuidando do nosso Mundinho”. Moradores do nosso mundo, preservação do meio ambiente, cuidado com os bichos. Os pequenos, transformados em "Defensores da Natureza", vestiram coletes e convidaram os presentes a se juntarem nessa missão.

Maternal: “Os cuidados que devemos ter com a água”. A água vista como um bem precioso, que necessita de cuidados para que não tenha fim. Conscientização sobre o desperdício e atitudes de economia desse recurso natural fundamental para nossa sobrevivência.

1º Período: usando histórias e personagens do universo infantil, os alunos dramatizaram os cuidados e práticas que devemos ter para preservar nosso planeta. Chapeuzinho Vermelho e o Lobo Mau mostraram que não podemos jogar lixo no chão, Branca de Neve e os sete anões, que devemos cuidar da nossa casa para que não deixemos água parada, evitando os focos do mosquito da Dengue, e os Três Porquinhos, que não podemos desperdiçar a água.

2º Período: observando que nem todos cuidam do nosso planeta, os alunos alertaram para a importância de ações cotidianas simples mas que fazem toda diferença: jogar o lixo na lixeira, a atenção com os animais, o cultivo das plantas, enfim, o cuidado e o carinho que devemos ter com a nossa casa comum.

3º Período: "TeleCensa". Em forma de telejornal, os alunos apresentaram dados importantes sobre a Dengue: sintomas, formas de prevenção, fases de evolução e criadouros do mosquito. Finalizaram a apresentação cantando "Palmas pelo Brasil", de Ivete Sangalo.

- Com ludicidade e vivências concretas, nossos pequenos aprendem que, com mínimas e profundas atitudes, fazemos do nosso planeta um lugar melhor para se viver! - acredita Maria Carla.

veja mais fotos

Fonte: Redação