senha

Desafio Formativo do Sistema Preventivo no CENSA

em 29/06/2016 | 00h00min

Desafio Formativo do Sistema Preventivo no CENSA

A equipe de animação pedagógico-pastoral do CENSA, em sua reunião ordinária de 21 de junho , enfrentou um animadíssimo desafio (DFSP) online, sobre a Carta de D.Bosco que aborda a Assistência Salesiana. (Roma, maio de 1889). Durante 50 minutos, as 12 participantes, organizadas em duas equipes, se empenharam em responder 10 questões preparadas em forma de desafio, utilizando o aplicativo SOCRATIVE.

As questões exigiam raciocínio lógico, abstração, análise, síntese, comparação e, de certo modo, domínio do conteúdo da Carta, estudada com antecedência pelas participantes. Foi um trabalho híbrido, mesclando presencial e virtual, online e trabalho feito em casa, num novo paradigma pedagógico para a era das tecnologias da informação e comunicação.

O espírito de equipe aflorou: diálogo, cooperação, escuta, perspicácia,equilíbrio emocional, motivação, alegria, caracterizaram a aprendizagem cooperativa e o prazer da descoberta. As duas equipes saíram-se  vitoriosas, mas, por segundos, a equipe Rosa apresentou o resultado do enigma final, síntese das respostas anteriores, e levou o prêmio da Direção Acadêmica e os aplausos da Direção Geral que também participou do desafio. 

Trabalho bonito, reunião alegre, divertida, prazerosa, cujo resultado foi o aprofundamento dos princípios da assistência salesiana  e do Sistema preventivo de D. Bosco e Maria Mazzarello. 

- O desafio criado pela professora Tania Carvalho, assessora de inovação tecnológica do CENSA, foi um sucesso e será disponibilizado para toda a inspetoria - afirmou Ir. Luzia Carvalho, diretora acadêmica do CENSA.

veja mais fotos

Fonte: Redação