senha

Palavra Ir. Ana Teresa - Novembro

em 06/11/2015 | 00h00min

Palavra Ir. Ana Teresa - Novembro

Inspetoria Nossa Senhora da Penha  -  RJ/ES – Circ.11/2015

Queridas Irmãs,

A santidade é uma vocação de todos. 

Todos/as, portanto, somos chamados/as a percorrer o caminho da santidade, 

e este caminho tem um nome, um rosto:o rosto de Jesus Cristo.


Quando falamos em santidade nos dias atuais, parece que estamos nos referindo a algo longe de nossa realidade, uma maneira de viver quase impossível de ser alcançada. Mas sabemos que o Projeto de Deus para nós é que sejamos santos. Deus quer realizar maravilhas em nosso meio, em nossa família, em nossos amigos, em todos que amamos e assim como Ele pediu ao povo de Israel, pede a todos nós, "SANTIFICAI-VOS". 

Ser Santo é um estilo de vida, que resulta da escolha feita por aqueles/as que decidem seguir os passos de Jesus. Não podemos perder o alvo, o foco, a nossa identidade, a tão sonhada conquista do prêmio - o céu. "O que seremos ainda não se manifestou. Sabemos que por ocasião desta manifestação seremos semelhantes a Ele, porque o veremos tal como Ele é” (1 Jo 3, 2). 

Ser santo é um privilégio de todos, no Batismo recebemos de Deus a herança de poder tornar-nos santos. Ele nos ensina a sermos santos. Mostra-nos o caminho do Evangelho: o das Bem-aventuranças (cf. Mt 5, 1-12). O Reino dos Céus, na verdade, é para aqueles que depositam sua confiança no amor de Deus; para aqueles que tem um coração simples, humilde, os que praticam a justiça e não julgam os outros, aqueles que sabem sofrer com quem sofre e alegrar-se com quem se alegra, não usam de violência,são capazes de misericórdia e buscam ser artífices de reconciliação e de paz. 

Nossa vida é tecida de dificuldades e de conquistas e é através desses acontecimentos diários que podemos crescer em sabedoria e santidade.

Também é próprio de quem caminha nas pegadas do Mestre ter um coração agradecido. Neste mês celebramos com destaque a dimensão da ação de graças. Vale lembrar o exemplo do leproso curado que voltou para agradecer. Na ocasião Jesus pergunta pelos outros nove... revelando-nos a importância de sermos agradecidos.  Ele não despreza um coração agradecido.A cura dos dez leprosos realizada por Jesus, ofereceu oportunidade ao Mestre de focalizar a importância da gratidão. 

Além disto, a gratidão é uma marca da grandeza interior. Tanto isto é verdade que a Virgem Maria no seu cântico afirmou que o Todo-Poderoso tinha olhado para a humildade de sua serva e fez nela maravilhas.

A psicologia mostra a relação íntima que existe entre o amor e a gratidão. O agradecimento brota dos corações que sabem amar. Por outro lado, só quem ama é capaz de fazer o bem assim como é o coração de Deus: rico em amor e misericórdia. Quando somos egoístas, insensíveis, indiferentes não abrimos espaço para a gratidão. Sêneca, filósofo pagão, afirmou: “Só os espíritos bem formados são capazes de cultivar a gratidão”. 

Deixemos, pois, brotar do nosso coração hinos e cânticos de gratidão a Deus pelos imensos benefícios a nós manifestados!Neste mês de outubro: a visita de Ir. Silvia que está entre nós como aquela que escuta, gera vida, acolhe, e, na simplicidade se faz dom para cada uma das Irmãs e das pessoas que dela se aproximam. 

Agradeçamos ainda, o clima de família que construímos e experimentamos na Assembleia. Este só foi possível porque cada uma esteve presente e se envolveu na proposta. Obrigada!

Coloquemo-nos inteiras e muito abertas ao Espírito Santo para aquilo que Deus nos pedirá ainda neste final de ano, e disponhamo-nos para finalizarmos bem a visita de Ir. Silvia. Seja este um tempo de ação de graças, de retomada e de fidelidade ao Deus que continuamente nos chama para o novo e nos desinstala para o seu serviço – o Reino.

  Teremos também, no dia 05 de dezembro, como expressão de gratidão, a festa da Inspetoria. Este momento quer ser um espaço para dizermos o nosso OBRIGADA a Deus que está presente entre nós e se manifesta como aquele que nos ama e caminha conosco.

Permaneçamos em comunhão. Com carinho, Ir. Ana Teresa

Fonte: Redação