senha

Projetos de Propaganda Auxiliam Ensino de Matemática no Castelo/Macaé

em 02/09/2015 | 00h00min

Projetos de Propaganda Auxiliam Ensino de Matemática no Castelo/Macaé

As turmas do 7º ano do Ensino Fundamental do Instituto Nossa Senhora da Glória – INSG/Castelo estão aprendendo Matemática de um modo bem diferente.

Cada grupo de cinco alunos criou uma empresa, um produto alimentício, uma embalagem e uma logomarca, todos fictícios, para desenvolverem o “Projeto Propaganda” , idealizado pela Professora Edylamar Amaral.

O trabalhado é realizado de modo interdisiplinar. A Matemática é utilizada no cálculo de frações e proporções das receitas dos produtos criados;  na elaboração da embalagem, quando os alunos devem construir a planificação e o sólido correspondente ao produto; e também na hora de realizar o câmbio do valor do produto entre as moedas Real, Dólar e Euro.

Outras disciplinas também foram trabalhadas no desenvolvimento do projeto, como os textos utIlizados em português, inglês e espanhol;  e o reconhecimento dos nutrientes que compõem os produtos.

A iniciativa foi desenvolvida ao longo do trimestre de forma muito criativa e dinâmica, de acordo com a professora Edylamar.

- Inicialmente, eles pesquisaram se o produto já existia no mercado e se aprofundaram no que gostariam de criar. Depois, se organizaram de modo que cada um tivesse um cargo dentro da empresa. Criaram os nomes, a logomarca, as embalagens e todo o material de propaganda visual. Finalmente, fizeram a apresentação da empresa e do produto simulando a veiculação na mídia.

Os alunos aprovaram a ideia. Para Kauã, do 7º ano A, a atividade serviu para dinamizar a aula.

- Gostei muito da experiência de criar a empresa,  uma logomarca e produzir um vídeo. O projeto me deixou mais ativo – contou o estudante.

A atividade também foi aprovada pela aluna Bianca, do 7º ano B, que achou divertido o trabalho em equipe.

- O Projeto Propaganda ampliou nossos conhecimentos e foi uma forma interativa e diferente de aprender. Por ser uma tarefa interdisciplinar, recebemos apoio também de outros professores, além dos colegas de sala de aula. Gostei muito! – afirmou.

veja mais fotos

Fonte: Redação