senha

Quinto Ano do Castelo/Macaé Lança Enciclopédia Sobre DB

em 02/09/2015 | 00h00min

Quinto Ano do Castelo/Macaé Lança Enciclopédia Sobre DB

Uma das atividades em comemoração ao Bicentenário de nascimento do Santo dos Jovens foi o lançamento da Enciclopédia Dom Bosco, elaborada pelas turmas do 5º ano do Ensino Fundamental.

A enciclopédia, em versão online, foi preparada ao longo do ano letivo, em um minucioso trabalho de pesquisa e de criação.

– A confecção de uma enciclopédia é uma proposta do livro de Língua Portuguesa da Rede Salesiana de Escolas. Então este ano escolhemos como tema o bicentenário de nascimento de Dom Bosco. Desde o início do ano, os alunos fizeram atividades como manusear enciclopédias, entrevistar a bibliotecária da escola, pesquisar e produzir verbetes, leituras e reescritas sobre a vida do santo, entre outras. A partir daí, construíram a enciclopédia – explica a Professora Fátima de Abreu Aguiar.

O evento de lançamento contou com a presença de pais, alunos e educadores, e teve apresentação de música e dança, fazendo alusão à história do Santo. Além das coreografias apresentadas pelos alunos, as Irmãs do INSG/Castelo cantaram o hino de sua congregação, Filhas de Maria Auxiliadora.

As apresentações entusiasmaram todos os presentes, que puderam entender ainda mais a história de vida de Dom Bosco, como o aluno Davi Itagiba, de 10 anos, que participou de umas das coreografias.

- Fazer parte das comemorações foi uma emoção especial para mim. Percebi que não só as crianças, mas também os adultos e os idosos são alunos, pois todos nós sempre aprendemos coisas ao lado de Deus. Estou muito feliz de participar dessa missão salesiana de educar – relatou Davi.

A mesma emoção é compartilhada por Márcia Lígia Reis, mãe dos irmãos Henrique e Gustavo Reis, alunos do 5º ano que também participaram das apresentações.

- Fui aluna salesiana em Niterói e tenho muito orgulho de oferecer essa educação para os meus filhos. Não faço questão que eles sejam primeiro lugar no Enem, mas quero que eles ocupem o primeiro lugar na vida. E os ensinamentos de Dom Bosco conduzem a isso – afirmou.

Para a Coordenadora do Ensino Fundamental I, Patrícia Certório, a enciclopédia foi mais uma ação que conduziu os alunos a aprenderem mais sobre Dom Bosco e seu modo de educar.

- Desejo que esse momento dê frutos para a vida de cada um e que nos faça lembrar sempre dos ensinamentos de Dom Bosco, entre eles, que: “Deus nos criou para o outro” e que “educar é coisa do coração" – concluiu.

veja mais fotos

Fonte: Redação