senha

Minizoo do Castelo/Macaé Recebe Obras de Reforma

em 15/07/2015 | 00h00min

Minizoo do Castelo/Macaé Recebe Obras de Reforma

Depois de três meses de obras, o minizoo do INSG/Castelo voltou a receber alguns dos seus animais, como as araras e o macaco Kiko, que foram recebidos com carinho pelos funcionários e pelas crianças. Após a finalização das obras, chegarão outras espécies, como periquitos, jabutis e peixes, que ficarão em um pequeno lago que foi construído.

 O projeto contemplou importantes melhorias, que garantem mais conforto e segurança para os bichinhos e uma melhor visualização para os visitantes, como explica a arquiteta responsável pela obra, Lu Santana:

- As jaulas foram redimensionadas e receberam um sistema que facilita o recolhimento de detritos. Assim fica mais prática a limpeza do ambiente e a higienização dos animais – explica a arquiteta.


As novas jaulas são suspensas, arejadas, com mais ventilação e mais seguras. O novo piso tem drenagem, com pontos de água para limpeza e sistema de esgoto, o que evita a proliferação de ratos. Os jabutis circularão na base das jaulas, em estruturas de alvenaria. 

Quanto à área verde, Lu Santana explica que as árvores que circundam o minizoo foram podadas com o auxílio do Corpo de Bombeiros e que o próximo passo será a catalogação das árvores.

O lugar também ganhou uma iluminação especial, com luz de marcação do solo.

 - As luzes não podem ficar acesas o tempo todo, para respeitar o período de descanso dos animais. A nova iluminação será pontual, para permitir o cuidado dos bichos durante a noite – diz a arquiteta.

Os apreciadores também serão privilegiados, já que foi colocado um parapeito de vidro, que permite uma vista integrada com os demais ambientes. 

A mudança também agradou ao funcionário Marcelo Cozer, que há 15 anos é responsável por cuidar do espaço e dos animais.

- Essa obra trouxe muitas melhorias, como maior facilidade para limpeza do lugar e o acesso aos bichos sem precisar entrar nas jaulas. Além disso, agora eles ficam mais à vontade, em um espaço com mais claridade e ventilação - ressalta Marcelo.Todas as intervenções foram realizadas dentro de padrões e normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), que rege a maioria das normas de Arquitetura e Engenharia. As obras ainda estão em fase de finalização. A inauguração está prevista para agosto, quando os alunos retornarem do recesso escolar.

veja mais fotos

Fonte: Redação