senha

Começa o Discernimento para a Eleição da Madre e de seu Conselho

em 22/10/2014 | 00h00min

Começa o Discernimento para a Eleição da Madre e de seu ConselhoAbre-se hoje o período de discernimento para a eleição da Madre geral e do seu Conselho. A Madre será eleita na manhã de sexta-feira, dia 24, e nos dias que seguem será a vez da Vigária geral, das 6 Conselheiras de Âmbito e das 7 Conselheiras Visitadoras. A Conclusão do processo de discernimento está prevista para o dia 29 de outubro.

Na quinta-feira, dia 30, a Madre e o novo Conselho, junto com todas as Capitulares, fará uma peregrinação à Basílica Santa Maria Maior. Será um momento oportuno para manifestar a Maria a sua gratidão, para confiar-lhe a última parte dos trabalhos capitulares e a vida de cada comunidade para que seja “com os jovens casa que evangeliza”. A Celebração Eucarística presidida pelo Card. Angelo Amato, será o melhor modo para expressar estes sentimentos e intenções.
A realização do discernimento foi confiada ao P. José Cristo Rey García Paredes, claretiano espanhol. Desde o ano passado ele vem assessorando o Conselho geral no caminho de preparação do evento capitular: um guia sábio e iluminador nos momentos - chave do percurso preparatório. Também a Assembleia capitular pôde experimentar a sabedoria do seu acompanhamento no dia 20 de setembro passado, quando propôs cinco núcleos de reflexão que iluminaram o caminho destas semanas: a perspectiva, o símbolo, o poder carismático, a tarefa, o método.
As Capitulares, naquele dia, foram tocadas especialmente por algumas das suas considerações relativas ao método quando P. José, levantando a questão «problemas para resolver ou milagres para abraçar?» sugeriu uma nova modalidade de situar-se diante dos eventos. Convidava a passar do modelo do déficit, que parte dos problemas a serem resolvidos, ao modelo da valorização, que induz a olhar os «sinais vitais em nós mesmos, nas comunidades, nas organizações e no mundo ao qual somos enviadas». Havia proposto, portanto, mudar de modelo, questionando o que se considera como pressuposto e alcançado, lembrando o melhor do passado.
A sua tarefa atual como Facilitador no processo de discernimento parte de tais pressupostos e da convicção – por ele repetida várias vezes – que é o Espírito Santo o verdadeiro protagonista de um Capítulo. É, de fato, «Deus que age num Capítulo geral», e isto «nos permite chamar o Capítulo de um evento. O nosso Deus pode nos dar de presente, se assim quiser, o ‘novum’, a novidade surpreendente». P. José ao afirmar que cada Capitular está aqui em nome também da sua realidade inspetorial, destacou que «a comunidade - assembleia capitular torna-se pela eleição e a delegação das Irmãs, o símbolo atual de “todo” o Instituto, do seu presente, da sua memória, dos seus sonhos. Em nenhum momento devemos esquecer isto, porque nisto consiste o Capítulo! Vocês não podem trair as Irmãs que aqui representam! Vocês devem ser sempre simbolicamente presentes!»
Espera-se um período de encontro vivo com o Espírito Santo, um tempo de busca profunda, de participação responsável também em momentos de partilha nas Comissões, para dar ao Instituto o novo Conselho, canal de animação e de governo, na certeza do apoio de todas as FMA do mundo inteiro.

Fonte: Redação