senha

“Ciência sem Fronteiras” na FSMA

em 22/08/2014 | 00h00min

“Ciência sem Fronteiras” na FSMAA Faculdade Salesiana Maria Auxiliadora (FSMA) continua enviando alunos para o exterior dentro do Programa Ciência sem Fronteiras, do Governo Federal. Só este ano quatro alunos da instituição foram selecionados para dar continuidade ao curso de graduação em diferentes países.

O próximo será João José Monteiro de Barros Fidalgo, aluno do 4º período de Engenharia da Computação, que nesta esta semana seguirá para os Estados Unidos da América, onde passará inicialmente por um curso intensivo da língua inglesa e depois dará continuidade aos estudos de graduação na Universidade do Kansas até o final de 2015.

O jovem aluno da FSMA trabalha na Petrobras há cinco anos como Técnico de Administração e Controle.

O futuro engenheiro afirma que o processo seletivo é longo e muitas vezes até cansativo, mas que vale a pena tentar.

- A seleção começou em novembro de 2013 com a inscrição no site. Depois a homologação da FSMA junto ao sistema da CAPES e uma prova de proficiência de inglês, que é eliminatória. Tem ainda o preenchimento do CommonApp, um questionário sobre a vida do candidato e sobre o curso, ao qual temos que anexar redações, em inglês, justificando a opção pelo país de destino, relatando a expectativa pela experiência e o tipo de pesquisa acadêmica que pretendemos fazer durante o programa. Nessa fase também anexamos ao sistema cartas de recomendação dos nossos professores – conta o aluno.

 De acordo com a vice-diretora acadêmica da FSMA, Ana Cristina Lousada, os interessados em participar do programa devem ficar atentos aos editais na página do programa (http://www.cienciasemfronteiras.gov.br/web/csf) e em seguida procurá-la na sala da Vice-Direção para receber as orientações pertinentes ao processo.

- É muito gratificante ter alunos da nossa instituição no programa Ciência sem Fronteiras, pois geralmente os participantes são alunos de instituições federais. Isso mostra que, além de oferecer qualidade no ensino, também estamos conseguindo despertar neles o interesse de crescer na carreira que escolheram – afirma a vice-diretora acadêmica, responsável pelo programa na FSMA.

João José ressalta que o apoio da Faculdade Salesiana foi fundamental nessa conquista.

Para os interessados em conseguir uma chance no programa, João José dá uma dica e um conselho.
- O governo anunciou mais 100 mil vagas no programa a partir de 2015. Não desanimem frente ao processo seletivo. Vale a pena cada passo – conclui o futuro engenheiro.

Fonte: Redação