senha

Aula de Matemática com Ábaco no Laura

em 02/06/2015 | 00h00min

Aula de Matemática com Ábaco no Laura

É comum encontrar alunos no término de seu ensino fundamental, e até mesmo após, terem dificuldades para entender alguns conceitos matemáticos, fazendo somente repetição dos mesmos, sem avaliá-los de maneira correta. Para ler, interpretar e realizar operações com números é necessária a compreensão das regras básicas, sendo o ábaco uma ferramenta adequada para tal aprendizado.

Uma simples adição no ábaco pode justificar e induzir à compreensão da técnica operatória conhecida como “vai um”. E o conhecido “vai um” é na verdade “vai uma Dezena”, pois, por exemplo, 7 + 5 = 12 e 12 = 10 + 2. Compreendendo então este processo, fica claro o porquê do termo “vai um” e por que é necessário escrever unidade embaixo de unidade, dezena embaixo de dezena, e assim por diante. Outra técnica conhecida como “pedir emprestado” utilizado na subtração segue raciocínio análogo, porém ao contrário do “vai um” troca-se uma dezena por dez unidades.

Segundo Zunino (1995) é necessário criar condições que permitam às crianças apropriar-se dos princípios que regem nosso sistema de numeração e compreender que os procedimentos utilizados para resolver as operações estão inseridos no contexto deste sistema. É imprescindível, para alcançar este objetivo, tomar como ponto de partida a natureza do sistema posicional, assim como as idéias que as crianças têm construído através de sua interação cotidiana com os números e com sua notação. Além, da utilização de materiais didáticos e recursos palpáveis, que aliados à teoria tornam o ensino-aprendizagem da matemática mais atrativa para o público em questão.

Desse modo foi-se necessário a construção e utilização do ábaco durante as aulas do 6° ano do ensino Fundamental II do Instituto Profissional Laura Vicunha, sob a orientação do professor Samuel Sales de Carvalho para que os alunos pudessem compreender melhor os conceitos das regras básicas que muitas vezes são esquecidas.

veja mais fotos

Fonte: Redação

  Eventos - Março

Nenhum registro encontrado!

Ver todos eventosver todos eventos