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Desafios e prioridades para a formação dos educadores hoje

em 17/01/2013 | 16h57min

Desafios e prioridades para a formação dos educadores hojeDesafios e prioridades para a formação dos educadores hojeDesafios e prioridades para a formação dos educadores hojeSão Paulo (Brasil) 4 – 9 de novembro de 2012. Quarenta e seis dirigentes das Instituições de Ensino Superior, vindos do mundo todo, reuniram-se em São Paulo, para responder aos urgentes problemas da educação universitária e às necessidades formativas dos educadores, chamados a agir nos novos ambientes de aprendizagem que a sociedade hoje oferece, num contexto de grandes desafios e de novas correntes pedagógicas. A identidade da comissão é a de estimular uma reflexão sobre educação superior, de animar e coordenar a realização de processos dirigidos a melhorar a qualidade das ISS-fma. O objetivo é o de criar uma rede para facilitar as relações recíprocas, as colaborações e as trocas de informações, de experiências, de conhecimento sobre problemáticas acadêmicoformativas ou sobre novas emergências a serem aprofundadas. Reunir-se e conhecer-se, entre dirigentes de todas as ISS-fma, é uma bela oportunidade para aumentar a comunhão e o senso de pertença e para estabelecer redes de colaboração entre pessoas e entre Instituições. Participou do encontro a Ir. Maria del Carmen Canales, fma, Conselheira Geral para a Pastoral Juvenil, e Ir. Constanza Arango fma, Consultora do Âmbito Internacional para a Pastoral Juvenil. Este encontro dos Dirigentes, com o título: “As ISS-fma e os novos horizontes educativos”, propõe-se os seguintes objetivos: reforçar a identidade e o senso de pertença às ISS-fma, através da socialização da memória do caminho realizado, o estudo da Carta de Identidade, a apresentação dos projetos de pesquisa encaminhados; identificar e priorizar os desafios apresentados pelos novos horizontes educativos, para a formação contínua dos docentes das ISS-fma e para desenvolver propostas que qualifiquem e enriqueçam a ação educativa. Além disso, refletir sobre o humanismo cristão no processo educativo e ouvir as perguntas que emergem das culturas juvenis, para ressignificar a ação pastoral. O encontro dos dirigentes ISS-fma certamente dará uma contribuição válida para potencializar a atividade educativa com os critérios da pedagogia salesiana, em grau de suscitar uma educação evangelizadora.

Fonte: Cgfmanet | Crédito: Salesianas de Dom Bosco