senha

Aos 5 de Agosto de 1872 numa pequena cidade chamada Mornese situada ao norte da Itália nasce o Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora ou Salesianas de Dom Bosco.

Dom Bosco eleito por Deus percebe o dom do Espírito Santo presente no grupo das jovens Filhas de Maria Imaculada que tinha como líder Maria Domingas Mazzarello, e apaixonados pelo mesmo ideal atraem tantos/as outros/as que corajosamente deixam tudo em prol do cuidado e da educação da Juventude.

Da Itália para França, Uruguai, Brasil e aos poucos são tantas as presenças nos mais remotos lugares do mundo. Em 1892 as Salesianas chegam ao Brasil. Guaratinguetá/SP foi o terreno acolhedor que em pouco tempo frutificou e chegou a muitas e muitas cidades desse país.

Brasil, uma terra promissora e em pouco tempo a Inspetoria Santa Catarina de Sena, São Paulo, a primeira do Brasil, se multiplica em outras sedes. Dom Bosco e Maria Mazzarello estão presentes em cada Salesiana que encarna na própria vida o “da mihi animas e o a ti as confio”.

Assim, desde 1984 o ardor missionário, o espírito empreendedor, a coragem e a resposta incondicional ao chamado se Deus animam e sustentam as Irmãs que coordenam as várias presenças nas Comunidades situadas nos Estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo. Somos a Inspetoria Nossa Senhora da Penha.

Somos chamadas a ser entre os jovens sinais e expressão do amor de Deus. Somos chamadas a colaborar na formação integral dos jovens ajudando-os a esboçar o próprio projeto de vida, e assim serem no mundo de hoje - marcado pelo cenário da globalização, da falta de ética, da generalização do poder - protagonistas de um mundo tecido pela solidariedade, ética, respeito às diferenças e cuidado do planeta como a “Casa de todos”.

Como religiosas vivenciamos no dia a dia a alegria de viver em comunidade e experimentamos a beleza de doar a vida por uma causa: Jesus Cristo.

Assim, animadas e alimentadas pela mística do Ressuscitado, nos sentimos participantes da “Grande Roda” e, como Instituto, partilhamos INSIEME o compromisso e a alegria de estarmos “Com os Jovens a serviço da Vida”.