senha

Projeto Crescendo Juntos participa de Reunião da Pastoral do Menor

em 26/08/2019 | 00h00min

Projeto Crescendo Juntos participa de Reunião da Pastoral do Menor

A convite da Pastoral do Menor Leste I, a diocese de Nova Iguaçu participou de reunião ampliada, no dia 15 de agosto, na pessoa do Helio Mesquita, Lavínia Alice, Vânia Maria (Educadora do PCJ) e Irmã Maria Rita (Projeto Crescendo Juntos/Inspetoria Nossa Senha da Penha). A reunião teve início com momento de mística com Padre Aldo (Rio de Janeiro), assessor da Pastoral e foi coordenada por Regina Coeli Leão, Coordenadora da PaMen do Leste I e membro do CONANDA (Conselho Nacional dos Direitos da Criança e Adolescente).  Assuntos apresentados e discutidos:

Carta de Brasíliaé um documento que conclama toda a sociedade brasileira na defesa da participação social, da efetivação do Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente e do Estado Democrático de Direito. A Secretaria Nacional dos Direitos Humanos da Criança e Adolescente (SNDCA), promoveu nos dias 08 e 09 de agosto o I Encontro Nacional dos Conselhos Estaduais dos Direitos da Criança e do Adolescente, planejado sem a participação do CONANDA, desconsiderando a historicidade e a legitimidade do controle social na política dos direitos da criança e adolescente. Neste sentido, os Conselhos Estaduais presentes exigem o cumprimento do disposto na legislação e normativas vigentes para a garantida do pleno funcionamento do CONANDA, e exigem a realização da XI Conferência Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, que será realizada na primeira quinzena de dezembro de 2019, assegurando todo o processo de discussão e construção coletiva da política pública para crianças e adolescentes realizado nas conferências municipais e estaduais ao longo de 2018 e 2019.

Mensagem do Fórum Nacional das Pastorais Sociais Regina Leão, que também participou do Fórum das Pastorais Sociais em Brasília, dos dias 30/07 a 02/08, deu aos presentes a mensagem do Bispo Presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Sociotransformadora, D. José Valdeci Santos Mendes (Bispo do Maranhão). A mensagem traz vários compromissos na defesa da vida plena (prática da caridade e dimensão socioambiental da fé cristã) como testemunho e coerência batismal.

Encontro do Conselho Nacional, e a presença de Adolescentes e Educadores –BH – A proposta é criar nos regionais da CNBB que têm a Pastoral do Menor, Escolas de cidadania de adolescentes. Será um momento de construir coletivamente ações para o fortalecimento da participação dos adolescentes, famílias e agentes de Pastoral, e de vivenciar momentos de mística, celebração, integração fortalecendo a caminhada na esperança, justiça, fraternidade e na solidariedade.

veja mais fotos

Fonte: Redação