senha

XXIIICG - Nos Lugares de Ir. Angela Vallese

em 18/09/2014 | 00h00min

XXIIICG - Nos Lugares de Ir. Angela ValleseEsta manhã(18/09), bem cedo, as Capitulares deixaram Mornese para ir em peregrinação a Lu Monferrato, local onde nasceu Irmã Angela Vallese, da qual se celebra o centenário de morte neste ano.

Ir. Angela Vallese foi a pioneira que abriu os caminhos do apostolado missionário das FMA. Partiu com a primeira expedição missionária, deixando a Itália no dia 14 de novembro de 1877, do porto de Gênova, com apenas 23 anos de idade, juntamente com Ir. Giovanna Borgna (17 anos), Angela Cassulo (25 anos), Angela Denegri (17 anos) Teresa Gedda (24 anos), Teresina Mazzarello (17 anos), D. Giacomo Costamagna sdb e outros salesianos.

Estas jovens partiram sem grandes recursos, sem conhecer o que lhes reservava o novo continente, em total disponibilidade e prontas a qualquer sacrifício, inclusive o de não retornar nunca mais à sua pátria.

Ir. Angela Vallese, junto com as Irmãs da primeira expedição, assumiu com seriedade o sentido da missionariedade. Na sua simplicidade, estas irmãs compreenderam que a missão está onde existe um coração missionário: todo do Senhor, todo da juventude.

Depois de uma vida entregue à missão que lhe foi confiada, na qual se fez dom total para todos, sempre e em qualquer lugar, retornou à Itália para participar do VII Capítulo Geral, em 1913. Castigada pelo cansaço e pelas privações sofridas, precisou permanecer em Nizza Monferrato, e ali, um ano depois, no dia 17 de agosto de 1914, com 60 anos de idade “a doce Mãe dos índios fueguinos” encerrava santamente a sua vida com o pensamento e o coração voltados à sua gente, entre os quais desejava muito retornar.

Depois da calorosa acolhida do Pároco salesiano de Lu, P. Piergiorgio Verri, as Capitulares receberam as Boas-vindas do Prefeito Fonte Francesco Michele que disse: «Não nos deixem sozinhos, porque temos muita estrada pela frente, para caminharmos juntos”.

Ir. Elide Degiovanni, Inspetora do Piemonte e Valle D’Aosta (IPI), agradeceu a Madre e as Capitulares pela presença e fez votos de que o carisma salesiano, nascido nas terras do Monferrato, possa continuar a difundir-se e permanecer vivo. Em seguida agradeceu às Irmãs da comunidade e ao povo de Lu.

O programa teve continuidade com a Celebração Eucarística presidida por Dom Alceste Catella, bispo de Casale (Alessandria) e concelebrada pelo Pároco salesiano e por outros sacerdotes da região.

Na homilia, recordando a simplicidade de Ir. Angela, o Bispo falou sobre a necessidade de conversão: «“Não sirvo para nada”. Somente se formos abertos, humildes, pobres, se deixarmos espaço à graça para que invada a nossa vida, o projeto de Deus poderá alçar voo e realizar-se. Se não me coloco ao centro, mas deixo que Deus aja em mim, somente assim poderei ser amor, ternura e dom para os outros».

Em seguida foi apresentado o volume das cartas de Ir. Angela Vallese organizado por Ir. Maria Vanda Penna que, ao apresentá-lo, destacou: «Descobrir a figura desta nossa primeira missionária pode rejuvenescer a nossa espiritualidade e dar novo vigor ao nosso carisma. As cartas destacam os valores centrais da vida de Ir. Angela: a oração confiante, o sacrifício, a santidade feita de fidelidade cotidiana aos próprios deveres, a profunda humildade, a obediência - custe o que custar -, a consciência viva de que somente de uma vida espiritual madura pode nascer o testemunho evangélico, a paixão evangelizadora...».

Ao final, a Madre, depois de ter agradecido ao pároco, ao prefeito e a todos os presentes, dirigiu um “obrigada” especial a todas as irmãs da comunidade de Lu pela fraterna e festiva acolhida. Em seguida, disse: «A família é o berço da vida cristã e das vocações. Este belíssimo lugar, que alguém o definiu como “único no mundo”, se tornou famoso por ter sido o berço de Madre Angela Vallese, do Bem-aventurado P. Filipe Rinaldi, de muitas FMA, Salesianos e outros sacerdotes, religiosas e religiosos. 91 FMA que nasceram em Lu! Agradeçamos ao Senhor pelo amor e a fé robusta das famílias deste lugar que foram o ventre fecundo de vida e de docilidade ao Senhor. Esperamos que o Senhor suscite tantas outras...».

Em seguida, as Capitulares se encontraram diante da casa onde nasceu Ir. Angela Vallese, na qual foi descerrada uma lápide na presença de sua sobrinha neta, Rosalba. Depois, visitaram a casa nativa e a Igreja de São Nazário (muito próxima da casa nativa) recordando o Batismo de Ir. Angela Vallese.

As crianças da Educação infantil cumprimentaram a Madre e o grupo das Capitulares, oferecendo uma coroa de flores e uma bolsa de estudos missionária para a Inspetoria do Uruguai.

Em seguida, um buffet compartilhado fraternalmente na casa das Irmãs, oferecido e preparado pelos representantes do povo em colaboração com as FMA da Inspetoria piemontesa. As Capitulares tiveram também a oportunidade de estar brevemente diante da casa onde nasceu o Bem-aventurado Filipe Rinaldi.

Deixando Lu, retornaram a Roma no início da noite.

veja mais fotos

Fonte: Redação