senha

Jovens Cientistas do Castelo/Macaé publicam artigo na OALib Journal

em 07/08/2019 | 00h00min

Jovens Cientistas do Castelo/Macaé publicam artigo na OALib Journal

Os alunos do Instituto Nossa Senhora da Glória – Castelo/Macaé - Júllia Medeiros Figueiredo, Igor Rodrigues Salvador de Menezes, Davi Antônio Ferreira Velloso, Maria Eduarda da Silva Bento e Iuri de Azevedo Lima tiveram seu artigo "Geomagnetic Mapping of the Macaé Region, Brazil" publicado na OALib Journal, revista internacional qualificada como B4 pela CAPES.

Os estudantes fazem parte do Programa Jovem Cientista Salesiano, uma parceria entre o Colégio Castelo/Macaé e a Faculdade Salesiana Maria Auxiliadora – FSMA. Segundo o orientador do grupo e Prof. Dr. Hans Schmidt, os alunos envolvidos passaram por todas as etapas da metodologia científica: planejamento, pesquisa bibliográfica, coleta de dados de satélites e observatórios magnéticos (IGRF12), cálculo das variáveis magnéticas, confecção e análise dos mapas e por fim, tradução do material para o Inglês e confecção do artigo dentro das normas de formatação da revista.

"O artigo "Mapeamento Geomagnético do Município de Macaé" detalha as pequenas variações do campo magnético terrestre ao longo do município. Sendo as informações levantadas muito úteis em trabalhos de campo em topografia, cartografia, fotografia aérea e navegação", explica Hans.

Ainda de acordo com o orientador, os alunos puderam, ao longo de 12 meses, apresentar o projeto em todos os eventos científicos realizados pela Faculdade Salesiana. "Nosso Programa é pioneiro na cidade de Macaé, colocando em contato alunos de ensino fundamental e médio com pesquisadores doutores com o objetivo de despertar o pensamento científico nos jovens e produzir pesquisa relevante para a sociedade", finaliza. 

Fonte: Redação