senha

FSMA é representada na UNIP

em 23/07/2014 | 00h00min

A docente da Faculdade Salesiana, Gilzete Passos Magalhães, Psicóloga e Mestre em Psicologia Clínica pela PUC/SP, recebeu convite para ministrar palestras na Pós-Graduação em Mitologia Criativa,Contos de Fada e Psicologia Analítica na UNIP de São Paulo.

A participação da Profa. Gilzete Passos Magalhães como palestrante na UNIP,acontecerá no dia 03 de agosto. No evento, a professora da Faculdade Salesianas e propõe a abordar temas como gênero e sexualidade, a partir de um diálogo entre psicologia, mitologia, folclore e arte. Como material de análise, a docente selecionou o romance “O Viajante”, de Lúcio Cardoso e a lenda amazônica“O Boto”. A obra de Lúcio Cardoso foi adaptada para o cinema pelo diretor Paulo César Saraceni - um dos fundadores do Cinema Novo - em 1998 e a lenda folclórica também veio a se tornar filme sob a direção de Walter Lima Junior em1987, cineasta que também atuou no contexto desse movimento.

 A Profa. Gilzete explica que seu interesse em abordar fenômenos psicológicos por meio dos mitos, lendas e artes surgiu devido aos seus estudos realizados em comunidades ribeirinhas no período em que viveu na Amazônia e pela importância atribuída pela Psicologia Analítica às narrativas míticas, folclóricas, artes e processos histórico-culturais na compreensão de conflitos psíquicos.      

Na ocasião, a Professora ainda comentará a relevância de mitos e lendas também na filosofia de Platão e Nietzsche – estudiosos que compõem os pilares da Psicologia Junguiana - , assim como na Psicanálise de Freud, como observamos nas obras Totem e Tabu (1913 – 1914) e Moisés e O Monoteísmo (1937 – 1939) e em conceitos como Complexo de Édipo e Narcisismo.

Fonte: Redação