senha

Ciência sem Fronteiras: alunos da FSMA rumo ao exterior

em 02/06/2014 | 00h00min

    A Faculdade Salesiana Maria Auxiliadora (FSMA) continua enviando alunos para o exterior dentro do Programa Ciência sem Fronteiras, do Governo Federal. O próximo será Bruno Leite Teixeira, 23 anos, aluno do 9º período de Engenharia de Produção.

    Em julho, o estudante seguirá para a França, onde ficará até setembro de 2015. Ao chegar, participará de um curso intensivo de dois meses, para obter proficiência na língua francesa. Em setembro, ingressará na Université de Technologie de Belfort-Montbiliard. A universidade está localizada em uma região de indústrias, como a Citröen e a Peugeot, e por isso dá oportunidades para estudantes de Engenharias e áreas de tecnologia.

    A oportunidade de estudar fora do Brasil já era um desejo antigo de Bruno, que esperava o momento certo para se inscrever no Programa Ciências sem Fronteiras.

    - Acompanhei o edital do programa e procurei a Vice-Direção Acadêmica para homologação – conta Bruno, que também participa do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) da FSMA, um dos quesitos que contam ponto na hora da seleção dos candidatos. Seu projeto no PIBIC trata de “Gravimetria para prospecção de gás natural no gráben de Pimenta Bueno”.

    Na universidade francesa, o aluno integrará uma divisão chamada de “Gênio Mecânico”, para atuar em Termomecânica com ênfase na área de energia.

    O estudante receberá passagem de ida e volta, alimentação, plano de saúde, ajudas de custo e hospedagem.

    De acordo com a vice-diretora acadêmica da FSMA, Ana Cristina Lousada, os interessados em participar do programa devem ficar atentos aos editais na página do programa (http://www.cienciasemfronteiras.gov.br/web/csf) e em seguida procurá-la na sala da Vice-Direção para receber as orientações pertinentes ao processo.

    - É muito gratificante ter alunos da nossa instituição no programa Ciência sem Fronteiras, pois geralmente os participantes são alunos de instituições federais. Isso mostra que, além de oferecer qualidade no ensino, também estamos conseguindo despertar neles o interesse de crescer na carreira que escolheram – afirma a vice-diretora acadêmica, responsável pelo programa na FSMA.

veja mais fotos

Fonte: Redação