senha

Estudantes de Engenharia Ambiental e Sanitária da FSMA publicam artigo em Simpósio Nacional

em 28/05/2014 | 00h00min

Duas estudantes do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária da Faculdade Salesiana Maria Auxiliadora (FSMA) tiveram seu artigo científico aceito para publicação no III Simpósio Nacional de Áreas Protegidas, evento que está acontecendo( 28 a 30 de maio ) na Universidade Federal de Viçosa (MG).

As alunas Laura Rezende Machado e Ayane de Lima Maia Moreira, orientadas pelo professor de Ecologia da FSMA, Marcos Cezar dos Santos, elaboraram o artigo intitulado “Pesca autorizada em Unidade de Conservação de Proteção Integral: o caso do Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba”, que fala sobre a importância do acordo assinado entre pescadores de Carapebus, o Ministério Público Federal de Macaé e o Instituto Chico Mendes.

O trabalho foi aceito pela Comissão Científica e será publicado nos Anais do III Simpósio Nacional de Áreas Protegidas. Nele, os autores relatam as mudanças ocorridas na atividade pesqueira da lagoa de Carapebus após o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) assinado entre os pescadores artesanais tradicionais daquela lagoa, o Ministério Público Federal em Macaé e o Instituto Chico Mendes.

O artigo afirma que o TAC trouxe resultados positivos para a conservação da biodiversidade do Parque Nacional; contribuiu para a melhoria da qualidade de vida dos pescadores beneficiados; e ainda mostrou que é possível a conciliação entre a preservação e a subsistência de populações tradicionais em áreas protegidas. Além disso, mostra que embora restem ações a serem implementadas, o acordo trouxe maior proteção à área ao reduzir os conflitos existentes antes da assinatura do TAC.

Para o professor orientador da pesquisa, Marcos Cezar, o artigo elaborado é de grande importância, e sua aceitação para publicação em um dos maiores eventos de áreas protegidas do país reflete a relevância do tema para a conservação da biodiversidade.

“Durante muito tempo se acreditou que a melhor forma de se preservar os ecossistemas seria retirando toda a população humana da área. Contudo, nossa pesquisa e outros estudos mais recentes vêm mostrando que populações tradicionais que residem em unidades de conservação podem contribuir para a preservação das áreas naturais protegidas. A pesquisa prossegue e esperamos gerar subsídios que possam contribuir para o desenvolvimento sustentável da região”, acrescenta o professor.

Ele destaca, também, o papel da FSMA no estímulo à pesquisa científica:

“Através do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica da Faculdade Salesiana, os estudantes têm contato com a pesquisa científica em projetos que podem auxiliar o desenvolvimento da região e contribuir para uma formação de excelência destes estudantes” – afirma Marcos Cezar.

Segundo a estudante de Engenharia Ambiental e Sanitária da FSMA, Laura Rezende Machado, que participou da pesquisa, o Programa de Iniciação Científica da FSMA é um grande diferencial, salientando a importância do estudante de graduação ter acesso ao mundo da ciência:

“A participação em um projeto de iniciação científica já se torna um diferencial na vida e no currículo do aluno. A elaboração de um projeto como esse proporciona experiências incríveis e estimula o amadurecimento” – ressalta a aluna.

Para o coordenador acadêmico do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária da FSMA, Warlley Antunes, a publicação de artigos elaborados pelos estudantes da instituição mostra que o curso está alinhado com as principais questões ambientais do país e que existe uma produção científica de qualidade em andamento na instituição.

Fonte: Redação