senha

Projeto Octo Ise: Aconchego e Vida no Cuidado com Prematuros

em 28/04/2017 | 00h00min

Projeto Octo Ise: Aconchego e Vida no Cuidado com Prematuros

Inspirado no Projeto OCTO, criado na Dinamarca, o OCTO ISE nasceu no curso de Enfermagem do ISECENSA, em abril de 2017. O projeto se baseia na elaboração de pequenos polvos de crochê que colocados junto aos bebês prematuros os remeteriam à sensação do toque ao cordão umbilical, através dos macios tentáculos. A retomada do sentimento de segurança do útero materno interferiria na produção de neurotransmissores ligados ao bem estar e à recuperação da saúde. O êxito da experiência foi comprovado pelo Hospital Universitário de Aarhus, onde foi desenvolvido, com significativas melhoras nos sistemas cardíaco e respiratório e, ainda, no aumento do nível de oxigênio no sangue dos bebês que fizeram amizade com os polvos de crochê. Hoje, na Dinamarca, 16 hospitais aderiram ao projeto.

Ainda tímida no Brasil, a iniciativa acontece apenas em alguns hospitais privados em Brasília e São Paulo. Em Campos, o ISECENSA é pioneiro e lança o projeto com muita empolgação. Alunos e professores voluntários estão em processo de capacitação, aprendendo a arte manual. Linhas, agulhas e todo material necessário são doados pelo próprio grupo. As peças são confeccionadas com linha 100% algodão e enchimento antialérgico. Depois de prontas, são esterilizadas e mantidas embaladas em papel grau cirúrgico por até três meses para utilização. Após aberto, na incubadora, a peça de crochê pode permanecer por até 72 horas em contato com os bebês prematuros, conforme legislação de saúde vigente no Brasil.

Os acadêmicos  que cursam a disciplina "Centro Cirúrgico" são os responsáveis pela embalagem enquanto um outro grupo de alunos faz a entrega aos hospitais. Os voluntários se reunem quinzenalmente, quando são discutidos temas relacionados aos resultados obtidos com a prática do Projeto OCTO ISE.

- A partir dos resultados, utilizando como parâmetros o aumento de peso dos recém nascidos durante sua internação nas UTIs e a redução do tempo de internação, poderá ser evidenciado o quanto esse gesto tão simples de amor e cuidado impactará no bem estar dos prematuros - afirma Aline Marques, coordenadora do curso de Enfermagem do ISECENSA.

veja mais fotos

Fonte: Redação