senha

Inspetoria Nossa Senhora da Penha participa de intercâmbio na Finlândia

em 14/10/2018 | 00h00min

Inspetoria Nossa Senhora da Penha participa de intercâmbio na Finlândia

Uma jornada de conhecimento realizada no mês de setembro possibilitou aos educadores e gestores da Rede Salesiana Brasil, e especialmente da Inspetoria Nossa Senhora da Penha, desvendar os segredos da excelência do sistema de ensino da Finlândia, renovando a certeza de estar trilhando o caminho de uma educação de qualidade para os estudantes salesianos e inspirando melhores práticas pedagógicas.

A delegação da Inspetoria Nossa Senhora da Penha formada por Ir. Ana Teresa Pinto – inspetora e das demais Irmãs: Ir. Carmelita Agrizzi, Ir. Neuza Zampirolli e Ir. Luzia Alves de Carvalho e demais educadores, participou de palestras sobre o sistema educativo finlandês e formação de professores, conheceram as Bases do Sistema Educacional, as estruturas das escolas, a política de avaliação e as perspectivas para o futuro da educação, além de visitarem diversos espaços educacionais, como o Ministério da Educação da Finlândia.

A imersão no sistema de ensino finlandês proporcionou uma experiência única que comprovou a necessidade de serem as escolas verdadeiras comunidades educativas, pautadas na confiança, na valorização dos professores e na plena integração entre família e escola. Destaca-se o exemplo da Finlândia quanto à formação dos professores e a divisão dos laboratórios de disciplinas no processo de ensino aprendizagem. 

Dentre as diferenças no sistema educacional Finlandês estão a carga horária de ensino que atualmente é de 995 horas, 195 horas a mais que o Brasil. E ainda que 100% dos professores finlandeses do ensino fundamental possuem mestrado. No Brasil este percentual é de apenas 2%.

Culturalmente, o profissional do magistério é muito respeitado pela população da Finlândia. Aspectos culturais e flexibilidade formam a base do sistema que transformou a educação, fazendo deste país um exemplo para o mundo.

veja mais fotos

Fonte: Redação

  Eventos - Março

Nenhum registro encontrado!

Ver todos eventosver todos eventos