senha

Projeto Mornese

em 03/07/2018 | 00h00min

Projeto Mornese

No período de 24 de março a 12 de abril, com a temática “Nas Fontes do Carisma – Com os jovens Discípulos Missionários de alegria e de esperança”, Filhas de Maria Auxiliadora, Educadores e ex-alunos(as) do Brasil, Timor Leste e Moçambique participaram de uma peregrinação pelas fontes do Instituto das FMA, assim chamado Projeto Mornese.

A romaria foi dividida em três etapas sendo a 1º a de Roma com a temática: “Caminhando com a Igreja e o Instituto no passos dos Discípulos Missionários”, nos quais foram visitadas a Casa Geral, conhecendo os âmbitos do instituto como também a mostra do Carísma, as Basílicas Sacro Cuore, São Paulo, São Paulo fora dos Muros, as Catacumbas de São Calisto e Assis.  Sendo concluída com uma audiência com o Papa Francisco. 

A 2º etapa foi Turim, com a temática: “Caminhando Juntos nos Passos de Dom Bosco”, o grupo visitou Os Becchi, Chieri e Valdocco, refletindo os períodos de infância, juventude e amadurecimento espiritual de Dom Bosco. 

A 3º etapa foi em Mornese, cidade onde nasceu Madre Mazzarello. A temática desenvolvida foi: “Caminhando juntos nos passos de Madre Mazzarello”. Foram visitados: Valponasca, Valgelata, Nizza. Vida que se expende a partir de uma semente tão pequena. Mornese, continua sendo o centro da vida do instituto.

No retorno à Roma, a peregrinação foi concluída com uma audiência com a Madre Geral Yvonne Reungouat, onde o grupo teve a oportunidade de contar um pouco da experiência e agradecer a oportunidade que recebeu. A Madre Geral com grande emoção, diz a todos os participantes, que este projeto fica a certeza que o carisma vai além das FMA, é partilhado e enriquecido com os leigos, com sua forma particular de reinterpretar Dom Bosco e Madre Mazzarello no hoje da história.

Da Inspetoria Nossa Senhora da Penha participaram Ir. Gerline e mais cinco leigos: Goyani (assistente social da Inspetoria), Mayra (aasistente de pastoral do Laura Vicunha), Aparecida (orientadora educacional do Castelo/Macaé), Fátima (equipe de Pastoral do CENSA), Crisilamara (coordenadora Ensino Fundamental I).

veja mais fotos

Fonte: Redação